O deputado federal Elton Welter (PT) usou as suas redes sociais na segunda-feira (23), para por fim aos boatos de que o governo federal está estudando importar tilápias do Vietnã.
Para o deputado as notícias veiculadas nas últimas semanas tem claros indícios de "fake news".
"Tem Fake News na praça sobre o governo e o setor pesqueiro, mais especificamente sobre a importação de tilápias. Os companheiros que trabalham com essa atividade podem ficar tranquilos. Nosso governo, por meio de nota oficial do Ministério da Pesca e Aquicultura, tratou de prontamente desmentir o assunto" disse o deputado em seu Instagram.
O deputado paranaense ainda destaca que no intuito de ampliar a transparência nas decisões e a participação da sociedade nas discussões das Políticas Públicas de ordenamento pesqueiro nacional, o presidente Lula recriou o Conselho Nacional de Aquicultura e Pesca (CONAPE).
"O conselho é um órgão consultivo do Ministério da Pesca e Aquicultura e vai ajudar na construção das políticas para o desenvolvimento do setor. O colegiado havia sido desativado há cinco anos".
Segundo o deputado petista é necessário responsabilizar aqueles que espalham falsas notícias para instaurar a desconfiança no setor produtivo: "Quem criminosamente tenta desestabilizar o ânimo dos valorosos e necessários produtores do Paraná - e de todo o país -, propagando mentiras, precisa ser punido com o rigor da Lei. Nosso governo é de união e reconstrução. Nosso máximo respeito aos produtores de tilápia! Contem comigo" finalizou o deputado federal Welter.
Segue a nota do Ministério da Pesca e Aquicultura:
NOTA OFICIAL
O Ministério da Pesca e Aquicultura foi surpreendido pelas especulações que circulam nas últimas duas semanas envolvendo o mercado doméstico de tilápia.
A esse respeito, no intuito de repor a serenidade no ânimo dos produtores brasileiros e restabelecer a verdade, o MPA esclarece que:
1. Não existe nenhuma negociação comercial em curso entre o Brasil e o Vietnã envolvendo a importação de tilápias daquele país.
2. Não há em curso qualquer pedido de licença de importação de tilápias oriundas do Vietnã registrado no Ministério da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Por ocasião da visita do primeiro-ministro vietnamita ao Brasil, Pham Minh Chinh, entre 23 e 25 de setembro deste ano, os dois países firmaram quatro Termos de Cooperação Técnico-Científica e outros documentos referentes à cooperação técnica, que preveem troca de dados e informações. Todos esses acordos foram devidamente tornados públicos pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil e podem ser acessados por qualquer cidadão.
Mín. 20° Máx. 29°