Nesta semana o prefeito de Nova Santa Rosa, Norberto Pinz, recebeu em seu gabinete o nova-santa-rosense e diretor do Departamento Administrativo da Prefeitura, Thiago Alessi Reicher, para parabenizá-lo pela Menção Honrosa recebida durante a 64ª edição do Congresso Brasileiro do Concreto (CBC): “O Artigo do Ano”, foi reconhecido como melhor artigo da região Sul e premiado como segundo melhor artigo do Brasil.
O Congresso Brasileiro do Concreto promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon) aconteceu em Florianópolis, entre os dias 18 e 21 de outubro, com a temática “concretizando a inovação e a sustentabilidade”.
O artigo intitulado “Fundamentos físico-matemáticos para a seleção de modelos empíricos para o ajuste da concentração de cloretos no concreto” foi desenvolvido pelos membros do Grupo de Pesquisa em Materiais e Estruturas (GPMAES) da UTFPR – Câmpus Toledo, sendo os autores o mestrando, Thiago Reichert e os professores doutores, Carlos Balestra, Wagner Pansera, Gustavo Savaris e Rodnny Fakhye.
O nova-santa-rosense, Thiago, tem bacharel em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e é mestrando em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). “A participação no congresso é uma oportunidade de estar atualizado sobre as principais novidades do mercado da construção civil, além de permitir a troca de experiências com renomados profissionais de diversas áreas correlatas”, comentou o profissional.
ARTIGO
O ambiente marinho é reconhecido como uma região agressiva ao concreto armado em razão da corrosão das barras de aço. Para prever a vida útil de uma estrutura, é necessário utilizar um modelo matemático para descrever o fenômeno da corrosão. No entanto, esse modelo precisa cumprir alguns requisitos mínimos para ser considerado válido e confiável, requisitos esses que são chamados de “fundamentos físico-matemáticos”.
No artigo, os autores selecionaram seis equações e então avaliaram a viabilidade de cada uma dessas equações de ser utilizada como um modelo de ajuste que descreva o que ocorre naturalmente nas estruturas expostas ao ambiente marinho. A principal conclusão do trabalho é que os fundamentos físico-matemáticos são indispensáveis ao descrever a durabilidade da estrutura frente à degradação natural.