O bolsista Amin Mhamad Ismail, do Centro de Segurança Cibernética (SC.DT) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), venceu o Capture The Flag (CTF), um dos prêmios mais concorridos do 20º Congresso Latino-americano de Software Livre e Tecnologias Abertas (Latinoware) 2023, que aconteceu no mês de outubro em Foz do Iguaçu, no Paraná.
A vitória foi numa competição com dois dias de duração, envolvendo habilidades de Segurança da Informação (SI) que como competências de redes, web hacking, forense de dados, engenharia reversa, criptografia e forense de dados.
Amin estuda Ciência da Computação na Unioeste, que também faz parte do ecossistema do PTI.
Novo colaborador
Ainda, nas premiações, o 3º lugar ficou para o mais novo colaborador do Centro de Segurança Cibernética, o estudante de Engenharia de Software da Uniamérica, Matheus Henrique Almeida.
A edição de 2023 foi baseado em perguntas e respostas, onde competidores recebiam desafios e precisavam obter respostas em pouco tempo para pontuar.
Apesar do teor de alta competitividade da disputa, as regras previam o uso ético de dados, informações e de jogo, levando um jogo que envolve desafio e formação profissional de alto nível.
Amin e Matheus, por suas colocações, podem participar do H2HC, maior evento na temática no Brasil e que acontece no mês de dezembro, em São Paulo.
PTI e Segurança Cibernética
O Centro de Competência de Segurança Cibernética (SC) da Diretoria de Tecnologias do PTI se consolidou como um espaço de fomento à mentalidade de Segurança da Informação e Segurança Cibernética, voltado ao desenvolvimento de recursos humanos e de soluções tecnológicas especializadas em proveito da proteção das Infraestruturas Críticas (IEC), em parcerias com entidades públicas governamentais, com foco na atualização tecnológica da usina de Itaipu e no desenvolvimento de produtos e serviços para o mercado.
Saiba mais: https://www.pti.org.br/seguranca-cibernetica/
Mín. 20° Máx. 31°