A Copagril iniciou nesta segunda-feira (30) o Programa de Certificação ESG da Cooperativa, em parceira com o Sistema Ocepar, Sescoop e a PUC/PR.
Ele visa estabelecer o programa ESG (Environmental, Social and Governance), com objetivo de implementar de forma sistemática ações voltadas à sustentabilidade ambiental, social e de governança.
Durante a abertura, o diretor-presidente da Copagril, Eloi Darci Podkowa, declarou que a certificação vem ao encontro da visão e dos valores da cooperativa, especialmente tendo em vista o atributo da sustentabilidade. A Copagril já adota boas práticas em todas as suas áreas de negócios e agora vamos implementar o ESG, pois sabemos que há uma exigência cada vez maior do mercado, além da sustentabilidade fazer parte dos nossos valores, enfatizou.
Vantagem competitiva
Conforme o instrutor do programa, professor Ubiratã Tortato, a diferença entre os conceitos de sustentabilidade e ESG é que aquele tem significado amplo, externo e voltado ao macroambiente. Já o ESG é interno, específico e mensurável, voltado ao microambiente. O ESG é a forma que as empresas têm de transformar valores e propósitos em ações efetivas que garantem dados e informações precisas para investidores e consumidores, explica.
Segundo ele, a adoção de práticas de ESG é fundamental para as empresas que desejam se manter competitivas no mercado. Dentre os benefícios da Agenda ESG estão maior eficiência interna e na produção, posicionamento estratégico, melhor relacionamento com stakeholders, antecipação de demandas, bem como acesso a crédito e mercados, explana.
Duração
Participam do Programa de Certificação ESG lideranças e colaboradores de todas as áreas da Copagril, bem como diretores, superintendentes e membros do Conselho de Administração da Cooperativa.
A capacitação terá ampla carga horária e se estenderá até fevereiro de 2025.
Mín. 22° Máx. 34°