A Coopavel, por meio da Unicoop, começa a colocar em prática os primeiros passos de um programa de aprimoramento desenvolvido pela Cargill a partir de uma ação conhecida por Open Farm/Projeto Farol. Gerentes, supervisores, técnicos e extensionistas da cooperativa acabam de participar de uma capacitação que trabalhou ferramentas em três áreas importantes do saber: liderança, método e conhecimento técnico.
Os conteúdos foram repassados por Naldo Luiz Dalmazo, da Simões Dalmazo Consultoria em Gestão e Extensão. Ele fez uma abordagem ampla sobre hierarquia, papéis e atribuições. Segundo ele, cada nível tem suas metas e cada um contribui para o todo de acordo com a sua alçada. “A qualidade do treinamento pode ser medida pelos depoimentos colhidos junto aos participantes, que se sentem motivados a buscar melhorias e avanços em seu cotidiano profissional”, segundo o gerente de Recursos Humanos da Coopavel, Aguinel Waclawovsky.
A gestão, segundo Naldo, é um processo cíclico, que envolve indicadores do período, avaliações, auditar e treinar no campo as equipes. Ele falou da natureza do trabalho do extensionista, sobre etapas importantes de uma visita ao produtor e passou até dicas para a formação de jovens. A parceria da Coopavel com o Open Farm, da Cargill, também define etapas a serem cumpridas, que serão as seguintes: formação de equipes das granjas, domínio tecnológico, análise econômica, redução do turnover (taxa de rotatividade dos colaboradores) e solução de problemas.
Reflexões
A Unicoop colheu depoimentos de alguns dos participantes e todos foram unânimes em falar da qualidade dos conteúdos apresentados. As ferramentas demonstradas, segundo eles, ajudam a entender melhor os agricultores, a tomar decisões mais rápidas e assertivas, a repensar a forma de trabalhar e abordar colegas e produtores rurais, buscar a mudança contínua para melhorias e ampliação de resultados, foco na motivação e propósito e também sobre a importância de maior integração e desempenho em toda a cadeia.
Mín. 20° Máx. 28°