A manhã desta terça-feira (7) foi marcada por doações que demonstram responsabilidade social de empresas de Cascavel. Em solenidade realizada no auditório da prefeitura, empresários assinaram termos de doação de insumos para agricultura urbana, computadores para programas desenvolvidos pela Secretaria de Assistência Social, além de serviços de estética e massoterapia nas ações do programa 'Cuidando Cidadão'.
O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que essas parcerias trazem mais ferramentas para auxiliar a população.
“Todos nós temos que ter um projeto único, uma cidade melhor para todos nós que moramos aqui. É a confiança do poder público na população e a confiança da população no poder público a receita é o ganha ganha”, diz.
Os 25 computadores doados pelo Sicredi serão destinados ao Centro da Juventude, Cidade do Idoso e ao Eureca do Interlagos. Marcos Ferreira França, gerente de agência do Sicredi Vanguarda, diz que a cooperativa bancária sempre foi parceira da comunidade e que fomenta projetos em parceria com o Município.
“Esses computadores vêm para ajudar a inserir o jovem e o idoso nessa parte de informática, computadores, da tecnologia que hoje a gente tem na palma da mão. É preciso fazer essa inserção de público em geral”, afirma.
A Agrícola Andreis fez a doação de uma tonelada de insumos para o programa Agricultura Urbana. O empresário Mauro Cesar Andreis explica que a empresa havia estudado planos para um projeto social em Cascavel, onde é a sede da empresa.
“Nós estamos fazendo 25 anos de empresa e a gente tinha como meta um projeto social nesse sentido. E aí ele veio a calhar com a necessidade da prefeitura, por isso que a gente entrou no projeto. A gente trabalha hoje com pequenos, médios e grandes agricultores na região de Cascavel e eu acho que a gente deve estender isso para a agricultura familiar mesmo, para esse pessoal que tem mais necessidade, levando nosso conhecimento, levando produtos de qualidade e fornecendo também uma assistência técnica”, diz o empresário.
Jeffe Ferreira, do Instituto Mix de Profissões, diz que a empresa tem a missão de ajudar a comunidade.
“Então, nosso papel do Instituto Mix é levar a educação e também o trabalho social para empoderar as pessoas, trazer a autoestima, com esse objetivo: ajudar o próximo”, diz.
Para o coordenador de programas do Território Cidadão, José Luiz Ferreira, essa participação da iniciativa privada é importante para ajudar a melhorar a qualidade de vida das famílias.
“O programa Agricultura Urbana oferece saúde mental, melhoria de renda e de alimentação para as pessoas. O Cuidando Cidadão oferece uma elevação na autoestima”, comenta.