Com o objetivo de disseminar boas práticas de relacionamento interpessoal no ambiente corporativo, a Copagril promoveu, na manhã desta quarta-feira (08), no Salão Social da AACC, em Marechal Cândido Rondon, a palestra Prevenção a Condutas Abusivas no Ambiente de Trabalho.
A palestra ministrada pela analista de Compliance da Cooperativa, Juliane Raymundo Altmann, faz parte da programação da Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho Sipat, que segue até segunda-feira (13).
Durante o evento, prestigiado por colaboradores, foram abordadas questões legais referentes a condutas no ambiente laboral, bem como houve orientação sobre quais comportamentos caracterizam assédio moral, assédio sexual e discriminação e que devem ser veementemente evitados.
Respeito
Conforme a palestrante, considerando respeito um dos valores da Copagril, todos dentro da Cooperativa possuem participação na promoção do respeito à diversidade, pluralidade de culturas, identidades, formas de pensar e trajetórias, considerando que todos são diversos, independente do local onde nascem ou características físicas e emocionais.
Durante a explanação, Juliane destacou o papel da Cooperativa e de seus líderes em promover a inclusão, atuando em prol da equidade em relação às condições de trabalho e às condutas. A fim de ilustrar, ela pontou a seguinte reflexão: Tratar de forma igual significa tratar igualmente os iguais e desigualmente os desiguais, na exata medida das suas desigualdades.
Política Interna
A Copagril possui sua Política Interna de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual e Outras Formas de Violência no Trabalho, a qual baliza as ações desenvolvidas pelos setores competentes, dentre elas está a difusão de conhecimento, a orientação aos colaboradores, assim como a disponibilização de canais para denúncias.
Atuam nessa frente as Comissões Internas de Prevenção a Acidentes (Cipas), os setores de Compliance, Gestão de Pessoas e Assessoria Jurídica.
A Copagril disponibiliza os seguintes canais de denúncias: no site oficial, aba Contato, Botão Denúncias; ou também é possível acessar: www.condutamais.com.br/copagril
O trabalho da Cipa Copagril está alinhado à legislação, especialmente à Lei 14.457/2022, para a promoção de um ambiente laboral sadio, seguro e que favoreça a inserção e a manutenção de mulheres no mercado de trabalho.