Com o intuito de qualificar os jovens para as provas de seleção das universidades e para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), a Prefeitura de Toledo iniciou, na terça-feira (21), um curso preparatório por meio do Programa Jovens na Universidade. A aula inaugural contou com a presença de autoridades, entre elas o prefeito Beto Lunitti, jovens matriculados e representantes de instituições de ensino superior. As aulas serão ministradas de segunda a sexta-feira, das 19h às 22h, com as disciplinas de Filosofia, Sociologia, História, Geografia, Atualidades, Inglês, Espanhol, Física, Química, Artes, Português, Redação, Matemática, Biologia e Simulados.
Conforme dados apresentados pelo Departamento de Políticas para Infância e Juventude, baseados em informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Toledo conta com uma população jovem significativa, representando 24,7% do total de habitantes. No entanto, apenas 26,9% desses jovens ingressam no ensino superior, e somente 3,8% conseguem concluir seus cursos. “Esses números reforçam a importância de projetos que buscam promover a inclusão educacional”, explica a diretora do Departamento, Jennifer Thays Chagas Teixeira.
O ‘Jovens na Universidade’ surgiu a partir de um grupo de discussões e ideias com o objetivo de propor políticas públicas para a juventude. A presidente do Conselho Municipal de Juventude (COMJUTO), Thaís Cristina Coelho, lembra que numa dessas conversas, surgiu a proposta de um grupo de estudos de preparação para a universidade. “Naquele tempo nem pensava em entrar na faculdade, mas propus, fiz o cursinho e hoje sou advogada. Hoje vocês podem iniciar a realização de um sonho”, disse Thais.
Quem também participou da frente de honra foi a secretária de Políticas para Infância, Juventude, Mulher, Família e Desenvolvimento Humano (SMDH), Rosiany Favareto, que explicou que durante o período mais agudo da pandemia de coronavírus, a ação que foi iniciada em 2016, na primeira gestão do prefeito Beto Lunitti, precisou ser interrompida. “Agora nós pudemos retomar. É um privilégio para mim participar de um governo que promove este tipo de oportunidade. Temos aqui a possibilidade de levar nossos jovens para o ensino superior, colocá-los no ambiente universitário que promove o pensamento crítico e dá oportunidade vocês vivenciarem uma realidade melhor”, comentou.
Engenheiro agrônomo de formação, o vereador Leoclides Bisognin, narrou parte da sua trajetória. “Eu não tinha condições financeiras, tão pouco minha família, para pagar um curso universitário particular. Por isso estudei para chegar em um curso público. A minha alegria em ver meu nome na lista de aprovados, foi uma das maiores da minha vida. Quem sabe em breve vocês poderão sentir-se tão felizes quanto eu fui naquele momento”, disse o representante do Legislativo Municipal.
Ofertar um curso preparatório coroa o trabalho desenvolvido pelo município desde os anos iniciais. Conforme o prefeito Beto Lunitti, Toledo tem dado muita atenção à educação, com a adoção de programas inovadores, com base nas novas tecnologias educacionais, como o Aluno Conectado, além de promover a qualificação dos professores e professoras. “Tudo para que vocês tenham uma boa base, cheguem a universidade e após consigam bons empregos, com bons salários. Toledo tem se tornado uma terra de oportunidades, estamos atraindo muitos investimentos e essas empresas precisarão de bons profissionais. Vocês estão tendo a possibilidade de aproveitar uma das três universidades públicas, ou alcançarem boas notas e buscarem bolsas de estudos em programas como o ProUni”, concluiu.
Após a cerimônias, os jovens Jessica Amanda Wiedehoft e Willian José Rama Quincozes receberam de forma simbólica o material didático disponibilizado para todos os alunos do cursinho preparatório. Além disso, eles terão camiseta, lanche e o Passe Social para facilitar seu deslocamento até o local do curso. A entrega foi feita pelo prefeito Beto Lunitti, juntamente com diversas pessoas, entre elas a Secretaria de Assistência Social Solange dos Santos Fidelis, os diretores da Unipar Robson Recalcatti, da FAG, Ildo Bombardelli e da PUC Ricardo Cesar Lopes e o vereador Professor Oseias.
Mín. 22° Máx. 30°