O prefeito Leonaldo Paranhos participou, na manhã desta terça-feira (28), de um encontro na Associação Comercial e Industrial de Cascavel (Acic) quando foram apresentadas novidades em relação ao Catuaí Shopping Cascavel, que tem previsão de conclusão das obras para setembro de 2024. O investimento dos empreendedores e lojistas alcança os 700 milhões de reais, incluindo desde o projeto até a entrega da obra e início das operações.
Paranhos destacou que o shopping é um sonho antigo da cidade e um grande incentivo à economia.
“Acredito que na parte do emprego é o maior ganho para os cascavelenses. Nós estamos falando em mais de dois mil empregos diretos no shopping”, afirma o prefeito.
Além disso, destaca Paranhos, o shopping atrairá visitantes para a cidade e será uma atração a mais para uma região com aproximadamente 1 milhão de habitantes.
“Será uma atração de mais pessoas para Cascavel. E quem vem ao shopping passa pelas ruas, passa pelas avenidas, ele também visita outros comércios, então o shopping sempre é um arranjo definitivo, muito interessante para a economia total”, avalia Paranhos.
Com 78 mil metros quadrados, o Catuaí Shopping Cascavel será o único grande empreendimento do segmento a ser inaugurado no Brasil em 2024. Das 200 lojas que irão compor o shopping, 163 já estão confirmadas. Também haverá um centro médico e laboratório de imagem. Na manhã de hoje, a rede Festval de supermercados anunciou que terá uma loja no espaço.
“É muito importante para o grupo estar dentro do shopping. Em Curitiba, nós já estamos no Shopping Barigüi e o resultado é muito bom. É uma integração do cliente que vai para as lojas e para o mercado, que vai para o mercado e vai para as lojas. É um ganha-ganha, os dois lados ganham”, diz o empresário Rubens Beal.
O empresário Alfredo Khouri, gestor do Grupo Catuaí, disse que as chuvas atrasaram em um mês o cronograma de obras, mas que esse tempo será recuperado até o mês de março. Segundo ele, além dos 2,5 mil empregos diretos, outros 4 mil indiretos serão gerados pelo empreendimento.
“Dentro do nosso planejamento, levamos em consideração o potencial, o PIB da região, essa máquina de fazer dinheiro que é o agro aqui em Cascavel e região. Tudo isso nós levamos em consideração para fazer esse empreendimento. A prefeitura sempre esteve de portas abertas para nós. Estamos trabalhando em conjunto, obviamente tudo dentro da legalidade, para que possamos ter o melhor entrosamento do shopping com a cidade. Inclusive agora eles estão terminando o plano viário, os engenheiros da prefeitura junto conosco para ver qual é o melhor trajeto, qual é a melhor situação para as entradas e saídas do shopping, facilitando para o nosso consumidor”, avalia Khouri.
Para o vice-prefeito Renato Silva, Cascavel a cada dia que passa se consolida mais como uma metrópole.
“É uma cidade jovem, mas em grande desenvolvimento, e agora com essa consolidação, uma vez por todas, com esse shopping, que era um anseio há muitos anos, todos nós ganhamos, é uma cadeia de desenvolvimento”, ressalta.
Fotos: Vanderlei Faria/Secom
Mín. 20° Máx. 30°