Cuidar de um município é um grande desafio, porque ele é construído por pessoas. O município de Ubiratã, chegando à casa dos 25 mil habitantes (IBGE 2023), lançou esta semana o Centro Dia, um projeto humanizado focado na terceira idade. Trata-se de uma “creche do idoso”, um serviço de proteção social para atender idosos que possuem algum tipo de limitação, como mobilidade, realização de atividades rotineiras ou até mesmo de higiene. O atendimento é totalmente gratuito, oito horas por dia, de segunda a sexta-feira e é custeado pelo município.
“São idosos que ainda residem ou mantém vínculos com as suas famílias, mas não dispõe de atendimento em tempo integral em seus domicílios”, justifica a Secretária de Assistência Social, Cláudia Lazaretti. Um projeto inédito que foi abraçado pelo prefeito Fábio Dalécio. “Queremos e fazemos o melhor para a nossa gente. Nosso cuidado é com todos, em todas as idades. Utilizaremos com sabedoria os recursos que temos para promover mais qualidade de vida, especialmente para quem trabalhou tanto na vida”, disse Dalécio.
COMO FUNCIONA?
O Centro Dia é um serviço de permanência diurna para pessoas com 60 anos ou mais, em situação de vulnerabilidade com risco social que convivem com as suas famílias, mas as famílias não dispõem de tempo integral para assisti-los nos seus domicílios; também é para os idosos que possuam dependência parcial em atividades da vida diária, mas é obrigatória a presença de um familiar nas atividades realizadas no local, no que diz respeito ao acompanhamento do idoso. Por exemplo: é indispensável a presença de um familiar em consultas médicas, exames e outros atendimentos fora da unidade.
A Creche do Idoso atende cinco dias na semana, de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 17h, ou parcialmente em turnos de 4 horas diárias, alguns dias da semana ou os cinco dias da semana, pela manhã ou tarde. Os beneficiados ganham café da manhã, almoço e café da tarde. Após o atendimento durante o dia, retornam para suas casas.
EQUIPE PROFISSIONAL
O projeto é custeado integralmente pela Prefeitura de Ubiratã, que ainda coloca à disposição para este atendimento, uma equipe de profissionais formada nas áreas da saúde, assistência social e esporte, voltados ao processo de envelhecimento. Esse atendimento objetiva proteger e promover a saúde do idoso, além de sociabilizar os frequentadores do espaço.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS
Entre as atividades desenvolvidas pela equipe do Centro Dia, estão:
• Acolhida e escuta qualificada dos idosos;
• Orientação e encaminhamento para a rede de serviços locais;
• Construção de plano individual e/ou familiar de atendimento;
• Orientação sociofamiliar;
• Cuidados pessoais;
• Atividades de convívio e de organização da vida cotidiana;
• Oficinas (artesanato, lazer, música, pintura, etc.);
• Campanhas educativas, dentre outras atividades que promovam estimulem a participação do idoso;
• Atividades físicas sob acompanhamento e supervisão de profissional habilitado e conforme a capacidade funcional do idoso;
• Dinâmicas de grupo (roda de conversa);
• Jogos de mesa (xadrez, dominó, damas, baralho), entre outros.
COMO FAZER PARTE DO PROJETO?
Os familiares interessados em inscrever os idosos para o benefício devem dirigir-se à Secretaria Municipal de Assistência Social, situada na Avenida Nilza de Oliveira Pipino, nº 2090 - Centro, ou ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Paraná, nº 81 – Vila Recife, ou ainda ao Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), localizado na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 1056 - Centro, munidos dos documentos pessoais do beneficiário durante o horário das 8h às 12h e das 13h30min às 17h. Se o idoso faz uso regular de medicamentos, é importante trazer uma descrição detalhada de cada um deles.
Mín. 20° Máx. 29°