Mais 156 famílias realizaram, na manhã deste sábado (9), o sonho da casa própria. Elas receberam os imóveis no Residencial Ibiza, na região norte da cidade, e deixam para trás definitivamente o aluguel. As parcerias entre o Município de Cascavel e os governo estadual e federal têm garantido a redução do déficit habitacional na cidade.
Para as famílias com renda de R$ 1.600 até 3 salários mínimos, o programa Casa Fácil Paraná subsidia R$ 15 mil para entrada do financiamento. Os beneficiários selecionados podem financiar os imóveis em até 30 anos e têm descontos oferecidos pelo programa Minha Casa, Minha Vida. As vantagens incluem ainda a possibilidade de uso do saldo do FGTS para abatimento das prestações e juros reduzidos de financiamento. O local conta com praças, espaços de convívio e de lazer em seu entorno.
O Residencial Ibiza é um empreendimento que contará com 323 moradias. Nesta primeira fase, 156 casas foram entregues aos moradores. O prefeito Leonaldo Paranhos destaca que hoje há 2.180 casas em construção. Ele também autorizou a construção de novas unidades.
“É um grande programa de habitação e um grande programa de entrega definitiva de títulos e escrituras que está em andamento em Cascavel. Para mais de 2,3 mil propriedades entregamos a documentação e já autorizei a licitação de mais 980 casas em quatro terrenos de Cascavel”, diz o prefeito.
O casal Kele Cristina e Alexandre Santos vieram de Minas Gerais há cinco anos e se estabeleceram em Cascavel. Eles não escondiam a alegria de receber as chaves da casa própria.
“É um presente não só de Natal, é um presente de vida. É a nossa primeira casa, temos 18 anos de casados, não somos daqui, somos de Minas Gerais, e Deus planejou que fosse aqui a nossa primeira casa”, diz Kelly Cristina. “Desde que nós chegamos aqui, aprendemos a amar a cidade e a região. E agora criando raízes definitivamente em Cascavel”, completa Alexandre.
Para o vice-prefeito Renato Silva, é um dever do gestor público facilitar a vida de sua população e a casa própria representa muito para as famílias. “Para um pai de família, não ter um teto para morar dá a impressão de que falta algo em sua vida”, observa.
Jorge Lange, presidente da Cohapar, representou o governador Carlos Massa Ratinho Junior no evento e destacou o compromisso do Estado em reduzir o déficit habitacional.
“Aqui em Cascavel já estamos com mais de 2.800 unidades em construção com investimentos volumosos que geraram receitas, emprego para a população de Cascavel e, principalmente, a realização do sonho da casa própria”, diz.
Vinicius Boza, presidente da Companhia de Habitação de Cascavel (Cohavel), destacou a qualidade dos imóveis.
“Ficou um espetáculo esse conjunto. São mais famílias sendo atendidas dentro do programa habitacional do governo do Estado em parceria com o Município”, diz.
Fotos: Silvia Soluszynski e Manoel Teixeira/Secom