O prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, participou na manhã desta quinta-feira (15) de um evento denominado de “Caravana Paraná Unido pelas Mulheres”, uma iniciativa da do Governo do Paraná por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa.
“Essa grande caravana passando por todo Estado do Paraná encontra exatamente a política que nós temos em Cascavel. A política do fortalecimento à mulher, ao respeito, à oportunidade, a proteção à mulher”, disse o prefeito.
O evento aconteceu no auditório da FAG, e teve a participação da Associação dos Municípios do Oeste do Paraná (Amop) e trouxe à Cascavel a secretária de Estado da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte e reuniu prefeitos primeiras-damas.
A secretária Leandre Dal Ponte explicou que no início do ano foi criada pelo Governo do Estado a Secretaria de Estado da mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa. Com isso, o governo quis criar um novo sistema de governança com uma política voltada esse público. “Foi criado também o Fundo Estadual dos Direitos da Mulher. Estamos, em parceria com Amop, percorrendo os municípios para que este modelo de governança possa ser replicado em todo Estado”, diz.
A secretária Hivonete Píccoli destacou que Cascavel tem realizado ações que valorizam o papel da mulher frente à sociedade. “Temos, por exemplo, o Banco da Mulher que rendeu a Cascavel o prêmio Gestor Público Paraná e que vem fazendo a diferença no empreendedorismo feminino. A mentoria ‘Mulher empreenda mais’, que traz este suporte, essa forma de capacitação, que traz a consolidação da mulher à frente das suas empresas”, enfatiza.
O secretário de assistência social, Hudson Moreschi Júnior, ressaltou que “todo o Oeste do Paraná está unido, trazendo protagonismo à política voltadas às mulheres”.
Leandre Dal Ponte também observou que é preciso aproveitar o que o Estado tem de bom e deu como exemplo ações desenvolvidas em Cascavel e outras cidades para poder nivelar os municípios e incentivar os demais. “Assim como o Paranhos fez em Cascavel, a política da mulher não se trata de despesa, mas investimento. Nós precisamos investir em políticas que promovam o investimento da mulher e desenvolva seu protagonismo e nós temos que dar oportunidade para que ela desenvolva toda sua potencialidade. Eu entendo que Cascavel esta nesse caminho e rompendo barreiras”. finalizou Leandre.
Mín. 22° Máx. 30°