20°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Atividades com alunos marcam semana de prevenção às drogas

Cerca de 200 estudantes de escolas municipais participaram da Blitz da Prevenção. Eles tiveram uma tarde lúdica diferenciada e aprenderam um pouco mais sobre os perigos das drogas

27/06/2023 às 09h48
Por: Redação Fonte: Assessoria/Cascavel
Compartilhe:
Atividades com alunos marcam semana de prevenção às drogas

Na tarde desta segunda-feira (26), cerca de 200 alunos de escolas municipais de Cascavel vivenciaram um dia especial durante a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao Uso de Drogas. O evento, organizado pela Secretaria Especial de Cidadania, da Proteção à Mulher e Políticas Sobre Drogas (Sesd), contou com a participação de diversas entidades e proporcionou atividades enriquecedoras voltadas para a prevenção e combate ao tráfico de drogas.

 

Estudantes das escolas Francisco Vaz de Lima, Maria Fumiko Tominaga e Nossa Senhora da Salete se reuniram para participar de uma série de atividades esportivas, culturais, recreativas e educativas. A programação foi cuidadosamente elaborada para transmitir conhecimento e incentivar a conscientização sobre os perigos das drogas, além de fornecer alternativas saudáveis e construtivas para as crianças.

 

Os alunos desfrutaram de atividades dinâmicas e divertidas, incluindo jogos esportivos, apresentações culturais, recreação infantil e uma alimentação saudável e balanceada. Além disso, vários serviços foram disponibilizados para os participantes, como atendimentos de saúde, orientações psicológicas e informações sobre programas de prevenção.

 

O secretário Misael Junior destacou a importância de investir em prevenção. “A gente não pode deixar lá no final da ponta para começar a internar essas pessoas, precisamos prevenir, mostrar para essa criançada a alegria. A cada real investido na prevenção, deixa-se de gastar 20 reais na ponta”, diz.

 

A iniciativa contou com a colaboração e presença de importantes instituições de segurança pública, como Bombeiros, Polícia Militar, Guarda Municipal e Polícia Federal.

 

O sargento Roberto Camargo, que junto com a policial Trindade, da Polícia Militar, são instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à VIolência (Proerd) enfatiza a importância de trabalhar o tema em sala de aula. “O Proerd usa uma linguagem lúdica, justamente para aproximar a criança da Polícia Militar e trabalhar o poder decisório da criança de poder dizer não às drogas”, diz.

 

O secretário de Segurança Pública do Município de Cascavel, Pedro Fernandes, ressalta o trabalho realizado durante essa semana esepecial. “Eu tenho certeza que esse trabalho que está sendo feito aqui, a conscientização, não somente aqui, mas principalmente em casa, é a salvação de muitas famílias”, observa.

 

Rafael Tortado, diretor da Sesd, diz que o envolvimento das crianças em programas de contraturno é um auxílio na prevenção. Ele diz que é importante que a família matricule as crianças em uma atividade contraturno escolar.  “A criança vai encontrar no contraturno, atividades e opções para que ela não fique ociosa em casa”, afirma.

 

As atividades terão sequência ao longo da semana.

 

Fotos: Manoel Teixeira/Secom

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias