Uma emenda parlamentar, destinada pelo deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) ao campus do Instituto Federal do Paraná (IFPR) de Cascavel, no valor de R$ 200 mil, vai conferir maior segurança à comunidade escolar e também ofertar um espaço bem iluminado de lazer e de convivência aos moradores da região Norte da cidade. Com esse recurso, será possível fazer o cercamento da área do campus com alambrado e também garantir a construção de uma pista de caminhadas de 1.600 metros ao redor do instituto.
“Já foi feita a licitação para o cercamento e colocação de pavers ao redor do campus”, informou o ex-diretor geral do IFPR em Cascavel, Luiz Carlos Eckstein, responsável pela solicitação do projeto que foi encaminhado ao deputado Zeca Dirceu. Em vídeo, Eckstein agradeceu o apoio do parlamentar: “O deputado Zeca demonstra seu compromisso não apenas com os interesses e as demandas da nossa instituição, mas também com os benefícios às comunidades vizinhas ao campus”.
Ele ainda comentou que esse apoio parlamentar revela uma profunda compreensão da importância de se investir em educação e, em especial, na política pública inclusiva e geradora de oportunidades que são os institutos federais. “Os estudantes dos institutos federais possuem histórico de desempenho acima da média e saem de lá como profissionais altamente capacitados, com papel importante no desenvolvimento das regiões do estado e contribuição na melhoria da qualidade de vida da nossa gente”, argumentou Zeca Dirceu.
Atualmente, o campus do IFPR de Cascavel atende em torno de 600 alunos. Com mais salas de aula, no futuro, poderá ampliar as vagas para estudantes da região. “Tanto o deputado Zeca quanto sua equipe, representada na região pela assessora parlamentar Glades Helena Rossi, que é moradora da região Norte da cidade, acolheram imediatamente a nossa demanda e se dispuseram a buscar melhorias constantes para o campus Cascavel”, concluiu o ex-diretor.
Faz toda a diferença!
Os institutos federais foram criados em 2008, durante o segundo governo Lula, e marcaram o início de um projeto inovador e estruturante para a educação do Brasil. Atualmente, no Paraná, o IFPR está presente em 28 cidades: Arapongas, Assis Chateaubriand, Astorga, Barracão, Campo Largo, Capanema, Cascavel, Colombo, Coronel Vivida, Curitiba, Foz do Iguaçu, Goioerê, Irati, Ivaiporã, Jacarezinho, Jaguariaíva, Londrina, Palmas, Paranaguá, Paranavaí, Pinhais, Pitanga, Ponta Grossa, Quedas do Iguaçu, Telêmaco Borba, Toledo, Umuarama e União da Vitória.
São 20 unidades, seis campi avançados e quatro centros de referência no Paraná. Mais de 29 mil estudantes estão matriculados em 310 cursos de diferentes níveis: técnicos, de graduação, de qualificação profissional e de pós-graduação. Os IFPRs tem 1.430 professores e 965 técnicos administrativos.
Mín. 20° Máx. 31°