O diretor da Fiep e coordenador do Conselho Temático de Negócios Internacionais, Paulo Roberto Pupo, recebeu, na manhã desta quinta-feira (1/2), a visita da embaixadora da União Europeia no Brasil, Marian Schuegraf, no Campus da Indústria, em Curitiba. Ela esteve acompanhada por Dhallys Mota, profissional com experiência na área de ciência, tecnologia e inovação. O encontro teve como objetivo conhecer a estrutura do Sistema Fiep, bem como as áreas de Tecnologia e Inovação, para estreitar relações e ampliar a cooperação entre o Paraná e os países do bloco.
Pupo falou sobre a posição estratégica do estado, apresentou o potencial da indústria local e falou da expertise da Fiep em firmar parcerias com instituições estrangeiras. “A União Europeia é um mercado-chave, muito promissor e queremos abrir mais portas para ampliar nossas parcerias e expandir as oportunidades de atuação para nossa indústria na região”, disse.
Pupo também detalhou as características de geografia, logística e infraestrutura que fazem do estado um local estratégico para quem quer investir no Brasil. “Temos uma indústria forte, diversificada e com potencial para crescer. Somos a quinta maior economia do país, o quarto maior PIB industrial e o segundo polo automotivo, além de referência na exportação de carnes, soja, madeira, celulose e papel, entre outros produtos. E agora queremos aumentar a venda de produtos de maior valor agregado”, comentou.
Confira a galeria de fotos da visita aqui.
A embaixadora elogiou as parcerias da Fiep e os acordos de cooperação e intercâmbio com universidades e instituições da Alemanha, Portugal, Suécia, Luxemburgo e República Dominicana, além de países da África, como Senegal e Cabo Verde. “Temos interesse em conhecer melhor projetos de inovação que gerem desenvolvimento sustentável, com uso de produtos alternativos, que preservem o meio ambiente, e utilizem energias limpas”, destacou.
Ao final, Marian Schuegraf demonstrou disposição em fortalecer as relações com a Federação para troca de conhecimento e atração de investimentos que contribuam com o desenvolvimento da indústria e a sustentabilidade do planeta. “Também considero que o Paraná pode ser um importante aliado na aproximação da União Europeia com o Mercosul”, concluiu.
Participaram da reunião Higor Menezes, gerente de Relações Internacionais da Fiep; Lucas Nogara, gerente de Novos Negócios e Captação do Instituto Senai de Inovação; Paulo Marangoni, gerente do Instituto Senai de Inovação em Eletroquímica; Carlos Eduardo Frohlich, analista de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Observatório Sistema Fiep; e Naschelli Pacheco Aguero, analista de Relações Internacionais.