Segunda, 18 de Agosto de 2025
16°C 28°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

A influência negra na mídia e publicidade

Data Stories, da Kantar Ibope Media, mostra progressivo crescimento da representatividade negra na publicidade

Por: Redação Fonte: Meio e mensagem
30/06/2023 às 07h40 Atualizada em 30/06/2023 às 08h24
A influência negra na mídia e publicidade
Estudo da Kantar mostra progressivo crescimento da representatividade negra na publicidade (Crédito: Nadia Snopek/shutterstock)

 

A população negra representa 56% dos brasileiros segundo dados do IBGE. Logo, com tamanha presença, refletir sobre a representatividades deste grupo nos espaços sociais se torna essencial. Com isso, a 35a edição do Data Stories, estudo mensal da Kantar Ibope Media, aborda o poder de influência negra na mídia e na publicidade.

 

O levantamento mostra que 41% dos negros costumam seguir marcas nas redes sociais. Além disso, enquanto assistem TV, 43% fazem buscas na internet sobre produtos que são anunciados, e 35% confiam na indicação de produtos pelas celebridades e apresentadores de TV.

O estudo ainda revela que há um progressivo crescimento da representatividade negra nas peças publicitárias e no uso de celebridades que compartilham e representem as causas do grupo.

 

Ao analisar 95 mil inserções entre junho e agosto do ano passado, a Kantar identificou que 31% das campanhas com pessoas negras são protagonizadas por celebridades. E, entre as celebridades negras que mais aparecem na mídia estão, Iza, Menor Nico, Paulo Vieira, Rebecca Andrade e Taís Araújo.

 

Já entre as categorias com maior presença de negros nas campanhas estão: telecomunicações, higiene pessoal e beleza.

 

No jornalismo essa representatividade ainda é pequena. Apesar de serem a maioria da população, no jornalismo os negros ainda são minoria. Segundo dados do Perfil do Jornalista Brasileiro em 2021, apenas 30% dos jornalistas eram pretos e pardos.

Potencial de consumo

A pesquisa da Kantar ainda mostra como o público negro tem alto potencial de consumo. Logo, as marcas que criam conexão com esse público, abrem portas para um público com potencial de consumo enorme, com intenção de compra acima da média da população para diversos produtos, como primeiro automóvel, apartamento ou casa, moto/scooter, tablet, videogame e TV conectada.

 

Além disso, o estudo revela que no ano passado houve um crescimento de 197% do investimento publicitário da categoria de eventos sociais e culturais, uma das principais altas do período. Um bom exemplo disso foi a Feira Preta, que chegou a sua 20ª edição, com realização no Memorial da América Latina, com exposições de empreendedores e shows musicais.

Protagonismo feminino

Dados do Celebscore, quesito do estudo sobre influência de celebridades na mídia, a Kantar mostram que entre 317 celebridades pesquisadas, 39 delas são negras e, nos atributos de influência e credibilidade, as mulheres negras têm pontuação acima da média da pesquisa.

No geral, a percepção do público é positiva em relação às celebridades pretas/pardas: Iza é a quinta celebridade mais admirada e a terceira no atributo Formadora de Opinião; Lázaro Ramos é 9% maior que a média das celebridades e está na quarta posição na identificação com o segmento Universidades; e Thiaguinho tem 9% mais awareness do que a média e afinidade positiva com seis segmentos de mercado, enquanto Emicida tem mais de 80% de afinidade com o segmento games em relação à média das celebridades.

 

Além disso, das 150 mulheres pesquisas, 16 são negras, sendo que nove delas – Camila Pitanga, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento, Lucy Ramos, Pathy Dejesus, Rebecca Andrade, Sharon Menezzes e Taís Araújo – têm nota acima da média em 16 dos 25 atributos, incluindo Credibilidade, Formadoras de Opinião e Admiração.

 

Nos atributos Especialista, Boa Porta-Voz, Carismática e Vida Saudável, Erika Januza, Iza, Jennifer Nascimento e Rebecca Andrade estão entre as cinco primeiras.

Autor: Meio & Mensagem

28 de junho de 2023 - 15h37

https://www.meioemensagem.com.br/

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Paraná inicia colheita de 2,6 milhões de toneladas de trigo, principal cultura de inverno Foto: Gilson Abreu/AEN
Economia Há 4 dias

Paraná inicia colheita de 2,6 milhões de toneladas de trigo, principal cultura de inverno

Primeiras colheitas apontam produtividade dentro da normalidade e boa qualidade do produto. Boletim do Departamento de Economia Rural registra, ainda, o patamar de 80% na colheita da safra recorde de milho e analisa cenários das frutas, leite e suínos, frango e ovos.

Foto: Juliana Barbosa
Itaipu Há 4 dias

Projeto Semeando Gestão contribui com o sucesso da 22ª Jornada de Agroecologia

Evento realizado na UFPR, em Curitiba, reuniu cerca de 30 mil pessoas. Projeto é uma parceria entre Itaipu, Itaipu Parquetec e CCA-PR

Nabo é aliado de produtores como plantio de entressafra, aponta pesquisa da UEPG Foto: Tierri Angelucci
Economia Há 3 semanas

Nabo é aliado de produtores como plantio de entressafra, aponta pesquisa da UEPG

O nabo possui uma raiz agressiva que cumpre a função de romper camadas do solo, formar galerias e permitir maior penetração de água. Dessa forma, contribui na descompactacão do solo. Fazenda Escola Capão da Onça da Universidade Estadual de Ponta Grossa (Fescon-UEPG) estuda o plantio.

Secretaria da Agricultura orienta produtores do Paraná sobre Plano Safra Foto: Gilson Abreu/AEN
Safra Há 2 meses

Secretaria da Agricultura orienta produtores do Paraná sobre mudanças no Plano Safra

Diante de um cenário federal desafiador, o Paraná tem se colocado à frente na boa oferta de crédito aos agricultores do Estado. Além do Plano Safra, agricultores podem acessar o Banco do Agricultor Paranaense.

O produto atua positivamente sobre as principais leguminosas forrageiras recomendadas para consórcios
Embrapa Há 2 meses

Novo bioinsumo melhora a produtividade e a qualidade de diferentes tipos de pastagens

O produto atua positivamente sobre as principais leguminosas forrageiras recomendadas para consórcios

Marechal Cândido Rondon, PR
20°
Tempo limpo
Mín. 16° Máx. 28°
19° Sensação
3.03 km/h Vento
54% Umidade
0% (0mm) Chance chuva
07h00 Nascer do sol
18h19 Pôr do sol
Terça
28° 18°
Quarta
22° 13°
Quinta
27° 14°
Sexta
34° 21°
Sábado
24° 12°
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Economia
Dólar
R$ 5,44 +0,01%
Euro
R$ 6,34 +0,05%
Peso Argentino
R$ 0,00 +2,56%
Bitcoin
R$ 669,414,24 -0,49%
Ibovespa
137,321,64 pts 0.72%
Publicidade
Publicidade
Enquete
...
...
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias