Atendendo uma solicitação da prefeitura e da comunidade de Itaúna do Sul, o deputado federal Zeca Dirceu (PT-PR) encaminhou à Fernanda Macedo Pacobahyba, presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) um ofício solicitando a construção de uma escola em Itaúna do Sul. A Escola Estadual Machado de Assis, ficou devastada após um incêndio de grandes proporções no dia 8 de abril, e os alunos estão sendo atendidos em um espaço cedido pela igreja católica do município, sem a devida estrutura.
Em um ofício assinado pelo prefeito Gilson José de Gois (PP); pelo vereador Israel dos Santos (PT); pelo presidente municipal do PT, Geraldo da Rocha de Souza, e pela secretária de Educação, Valdirene Lucas da Silva, foi descrito que é crucial que medidas urgentes sejam tomadas para garantir o acesso à educação para os cidadãos de Itaúna do Sul. “Nesse contexto, solicitamos encarecidamente que o ministério da Educação avalie a possibilidade de implantar uma escola, a fim de suprir essa lacuna regional”, descreveram.
Já no ofício enviado pelo deputado ao FNDE, o parlamentar explica que a educação no município já apresentava dificuldades, pois o colégio Rui Barbosa, que funciona em dualidade com a Escola Municipal Maria de Fátima Sottoriva de Mazi, pode a qualquer momento ter o espaço reivindicado pelo estado. “Diante das adversidades que o município já enfrentava, foi cadastrada uma proposta no PAC Seleções, porém, não foi selecionada, mas apenas habilitada. Também possuem um cadastro no SIMEC (Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle do Ministério da Educação), de construção de escola de nove salas, no valor de R$ 8,7 milhões”, descreveu o deputado ao solicitar o atendimento com extrema urgência.
Desde o dia do ocorrido, o deputado já havia publicado em suas redes sociais, um vídeo no qual se compromete em buscar ajuda junto ao Governo Federal. “Notícia muito triste para quem, como eu, é apaixonado pela educação. Quero aqui me comprometer a estar conversando com o Ministro da Educação Camilo Santana, conversar com a presidenta da FNDE, a Fernanda Pacobahyba, para que junto com o governo do estado a gente consiga, rapidamente, dar solução, construir esta escola ou até uma nova escola para atender os alunos da rede estadual e municipal”, afirmou o deputado titular da Comissão de Educação na Câmara
Mín. 20° Máx. 31°