No mês passado, Eduardo Emanuel Sartori Fillus, um dos paratletas que representam a cidade de Cascavel no parataekwondo, realizou um feito extraordinário ao obter sucesso em um exame e conquistar a tão sonhada faixa preta. Eduardo, um jovem com síndrome de Down, demonstrou que nada é impossível quando se tem perseverança, dedicação e apoio.
Em reconhecimento a toda a determinação e superação de Eduardo para finalizar sua graduação no curso de Educação Física e por suas conquistas em diferentes categorias paradesportivas, ele foi homenageado nesta segunda-feira (3) com Voto de Louvor e Congratulações pela Câmara de Vereadores de Cascavel. O vice-prefeito de Cascavel, Renato Silva, e a coordenadora do Setor de Paradesporto da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, Pollyana Bastos, estiveram presentes para prestigiar a cerimônia.
“O Eduardo é um dos atletas que tão bem representa Cascavel e esse reconhecimento é mais do que justo. A história de superação do nosso atleta é um exemplo para todos nós”, avalia Renato Silva.
Os atletas do parataekondo tem apoio do Município de Cascavel por meio do chamamento público. “Eduardo é um menino de ouro para nossa maravilhosa cidade”, diz a coordenadora do setor.
Desde cedo, Eduardo demonstrou interesse por esportes, começando aulas de capoeira na APAE aos seis anos de idade e participando de aulas de natação por muitos anos no Clube Comercial. Sempre contou com o apoio de sua família, que o incentivou a perseguir seus sonhos.
Seu empenho e talento o levaram a se tornar um atleta medalhista do paradesporto desde 2013, competindo em diversas modalidades, como Atletismo, Natação e Parataekwondo. Atualmente, Eduardo é bicampeão brasileiro e bicampeão paranaense de ParaPoomsae na categoria P22 - Síndrome de Down.
Além de suas conquistas esportivas, Eduardo não se limitou a isso. Há seis anos, ele trabalha como Assistente Administrativo de Recursos Humanos na empresa Mascarello. Determinado a seguir sua paixão pelos esportes, Eduardo prestou vestibulares e foi aprovado na Unopar Anhanguera, onde se formou Bacharel em Educação Física.
Mín. 20° Máx. 28°