Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes, aprendendo a identificar quando a criança está sofrendo abuso.
Fique atento quando as crianças e adolescentes apresentarem os seguintes comportamentos:
• MUDANÇA DE COMPORTAMENTO
Alterações de humor, agressividade ou introspecção, vergonha excessiva, medo ou pânico. Rebeldia, ataques de raiva, comportamentos infantis que já abandonou anteriormente, como chupar os dedos ou chupeta por exemplo.
• PROBLEMAS DE SAUDE PSICOSSOMÁTICOS
Enfermidades sem aparente causa clínica, como dores de cabeça, erupções na pele e alterações gastrointestinais.
• COMPORTAMENTOS SEXUAIS
Interesse repentino por questões sexuais ou brincadeiras de cunho sexual, com palavras ou desenhos que se refiram á partes íntimas.
A criança que sofre abuso sexual, por muitas vezes não tem discernimento de sexualidade, ela não sabe como funciona, o abusador se aproveita dessa inocência, orientando-a a não contar a ninguém, fazendo também ameaças de morte ou até mesmo oferecendo presentes caso a criança não conte.
A vítima se cala, e fica refém do medo, medo de contar, medo de ser abusada novamente, se sente culpada, pra ela cada abuso soa como uma punição de algo que ela fez de errado. Sim, o abuso sexual é físico e mental.
Infelizmente é muito comum que a criança ou adolescente seja abusada pelos seus genitores ou familiares, tornando ainda mais difícil da vitima se libertar desse abuso, pois aqueles que deveriam amar, cuidar e respeitar, são os mesmos que cometem o abuso.
Por isso é dever de cada um de nós, identificar esses sinais, e denunciar esses abusos para promover a liberdade das vítimas.
As crianças e adolescentes são o futuro da humanidade, e nós precisamos cuidar do futuro hoje, você pode ajudar!
Ao identificar um caso de abuso infantil disque 100 e denuncie.
Proteja a criança e adolescente, proteja o FUTURO!
RAYANA CAROLINE BRAZ