20°C 31°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

História do Museu da Imagem e do Som do Paraná é celebrada na Assembleia

Diretora do MIS-PR, Mirele Carmago, ocupou a tribuna da Assembleia para falar sobre o trabalho de cuidar do acervo que conta a história do Paraná.

20/05/2024 às 16h55 Atualizada em 20/05/2024 às 16h56
Por: Redação Fonte: Alep
Compartilhe:
Orlando Kissner/Alep
Orlando Kissner/Alep

O grande expediente da sessão plenária desta segunda-feira (20) da Assembleia Legislativa do Paraná foi utilizado para prestar homenagem aos 55 anos de criação do Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR), completos no último dia 18 de maio. A diretora do espaço, Mirele Camargo, ocupou a tribuna da Assembleia para fazer um pronunciamento sobre o Dia Internacional dos Museus e sobre a história do MIS-PR. Durante a celebração, a instituição foi agraciada com um diploma de Menção Honrosa confeccionado pelo Poder Legislativo. A proposição é do deputado Ney Leprevost (União), ao lado dos deputados Alexandre Curi (PSD), Hussein Bakri (PSD) e Goura (PDT).

Mirele Camargo afirmou que a efeméride é significativa para propor uma reflexão sobre a importância do MIS na preservação da história paranaense. “O MIS é o detentor da memória real do Estado através de filmes, vídeos, fotografias. É a nossa história que está ali. Se não guardarmos isso, não teremos o que passar para as próximas gerações. Então, ela é o nosso norteador de futuro. Se não são essas memórias, a gente não tem como nortear o nosso futuro. Não estamos apenas celebrando a instituição, mas também agradecendo a todos os contribuíram com sua rica trajetória”, afirmou.

O deputado Goura destacou a importância de homenagear a instituição responsável por preservar a memória do Paraná. “Reforçamos aqui importância da cultura e desta instituição para o desenvolvimento de nosso Estado. Hoje, quando celebramos os 55 anos do MIS, foi apresentado um projeto de lei muito importante, que é uma instrução de expansão da estrutura do MIS, tanto a física, quanto de equipamentos para possibilitar o resgate e a preservação da memória do Estado do Paraná”, explicou.

Para o deputado Ney Leprevost, é preciso incentivar o trabalho dos profissionais que fazem a manutenção e restauração desse acervo. Segundo o parlamentar, este patrimônio contém informações que precisam ser preservadas para as gerações futuras.

O MIS-PR cuida do patrimônio audiovisual paranaense, sendo detentor de um vasto acervo com mais de três milhões de itens. A finalidade é resgatar, preservar e divulgar a rica memória do audiovisual paranaense. A coleção do museu conta com uma variedade de itens, incluindo fotografias, discos de vinil, documentos, filmes, rádios, vitrolas, projetores e equipamentos audiovisuais. Atualmente, as obras sob o cuidado do Museu estão passando por um processo de realojamento e readequação técnica, com o objetivo de assegurar a preservação dos materiais ao longo do tempo.

Exposição

Também para celebrar os 55 anos do MIS-PR, foi montada no Espaço Cultural da Assembleia a Exposição “Transfiguração: As várias faces do Palácio da Liberdade”, que fica em cartaz até o dia 24 de maio. A mostra traz registro fotográfico e documental sobre o MIS-PR e o Palácio da Liberdade, sede definitiva do acervo a partir de 1989.

A exposição aborda a existência do Museu, buscando construir uma perspectiva histórica do edifício sede, o Palácio da Liberdade. Construído entre 1870 e 1890 pela família Weiss e passando a ser propriedade da União a partir de 1890, o local tornou-se então a sede do Governo do Paraná de 1890 a 1937.

História

Criado em 1969, o MIS-PR é o segundo Museu da Imagem e do Som mais antigo do País, atrás somente do MIS do Rio de Janeiro. Da sua criação até 1989, o Museu por várias mudanças de sede. Funcionou inicialmente em uma sala da Biblioteca Pública do Paraná (1969-1972), quando ganhou autonomia e espaço físico próprio no prédio da Secretaria de Estado da Cultura. Em 1974 foram inauguradas suas instalações em sala anexa ao Museu de Arte Contemporânea. De 1981 a 1984 ficou desativado e o acervo ficou dividido entre a sede antiga e uma sala da Secretaria da Cultura. Em 1984 foi reaberto na sede da Rua XV de Novembro.

Em 1989, o MIS-PR se mudou para o Palácio da Liberdade, que passou a ser a sede definitiva do museu. Em 2003, o prédio passou por obras de reforma estrutural e restauro para garantir a integridade do acervo. Por este motivo, a equipe técnica e o acervo foram transferidos para um espaço alternativo no bairro Santa Cândida. Em 2015, equipe e acervo retornam a sede atual.

Visita

Para quem quiser visitar o espaço, o Museu da Imagem e do Som do Paraná fica na Rua Barão do Rio Branco, 395, em Curitiba. Ele funciona de terça a sexta-feira das 10 às 19 horas. Já nos sábados, domingos e feriados o horário é das 10 às 17 horas. Para quem se interessou e quer realizar pesquisas e consultas ao acervo do MIS-PR, elas podem ser agendadas pelo e-mail mispesquisa@secc.pr.gov.br. Para dúvidas, sugestões ou outras informações, o telefone é (41) 3232-9113.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias