O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria estadual de Infraestrutura e Logística, abriu nesta quarta-feira (05) envelopes de documentos do edital da duplicação da PR-317 em Toledo, região Oeste, em uma extensão de 3,29 quilômetros.
Dois consórcios e duas empresas participam desta etapa, com os seus documentos agora sendo analisados pela comissão de julgamento do DER/PR, que irá publicar um resultado final em Diário Oficial e no portal Compras Paraná. Será declarada vencedora a participante que tiver a proposta de preço mais vantajosa para a administração pública e documentação habilitada, conforme os critérios em edital.
A publicação do resultado dará início ao prazo para interposição de recursos quanto à decisão. Caso haja algum recurso, a participante alvo da medida terá igual prazo para apresentar contrarrazões, com todos os argumentos sendo avaliados para tomada de decisão.
As propostas de preço, apresentadas na etapa anterior, variam entre R$ 43.446.764,29 e R$ 47.730.191,89.
ALARGAMENTO – A obra vai do entroncamento com a BR-163 até o trevo com a Rua 1º de Maio, prevendo alargamento da pista existente para os dois lados e implantação de vias marginais em ambos sentidos. As faixas da via duplicada terão 3,60 metros de largura, com faixa de segurança interna de 1 metro junto à barreira de concreto New Jersey, separando os sentidos, e acostamento externo de 2,5 metros.
Também serão implantadas marginais de pista única com 5 metros de largura, faixa de segurança no sentido do tráfego de 1 metro, e passeios para pedestres de 1,50 metro em ambos lados externos. A marginal direita também receberá ciclovia bidirecional de 2,50 metros de largura. O pavimento existente passará por fresagem e recomposição da capa asfáltica ou receberá nova pavimentação.
Para a drenagem de água das chuvas estão previstas sarjetas de concreto, valetas de proteção de aterro e corte, meios-fios com sarjeta ao longo dos passeios, além de bocas de lobo conectadas a uma rede coletora. O trecho conta atualmente com um bueiro simples tubular de concreto, que será substituído e passará a receber as águas da nova rede.
Também está prevista nova sinalização horizontal e vertical em todo o trecho, de acordo com as novas pistas duplicadas e vias marginais, e serviços complementares, como plantio de grama, remoção de interferências, implantação de rampas de travessia para pedestres, entre outros. O prazo de execução da obra, após assinatura de contrato e emissão de ordem de serviço, será de 360 dias.
CENSE – A obra prevê ainda a pavimentação do acesso ao Centro de Socioeducação (Cense) de Toledo, próximo ao entroncamento com a BR-163, em uma extensão de 150 metros. Será uma pista simples com duas faixas de rolamento, além dos serviços de implantação de dispositivos de drenagem, sinalização e paisagismo.
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