20°C 31°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Fatores que influenciam o endividamento e a inadimplência é tema do programa Assembleia Entrevista

O economista Carlos Tristão e a analista Cristiana Adami fazem uma análise das situações que provocam as pendências financeiras e orientam os paranaenses que estão “no vermelho”.

04/06/2024 às 11h15
Por: Redação Fonte: Alep
Compartilhe:
Créditos:Reprodução/TV Assembleia
Créditos:Reprodução/TV Assembleia

Como adotar hábitos de consumo mais saudáveis e conscientes para sair do endividamento, problema que tira o sono de milhares de paranaenses? Esse é o tema abordado no programa “Assembleia Entrevista”, que está no ar na TV Assembleia, canal da Assembleia Legislativa do Paraná, e pode ser assistido sintonizando o aparelho de televisão no 10.2 – rede aberta, em Curitiba e Região Metropolitana – e no canal 16 (Claro/NET).

No programa, a repórter Marcele Antonio conversa com o economista Carlos Tristão, conselheiro da Associação Comercial do Paraná (ACP), sobre o endividamento dos paranaenses e o que fazer quando a pessoa se encontra nesta situação. No início do bate papo, o especialista explica ser importante separar os conceitos “endividado” e “inadimplente”. Segundo Tristão, estar endividado necessariamente não é um problema: “Grande parte da população está endividada. Ela tem dívidas. Seja com o financiamento de um veículo, de um imóvel, ou mesmo tenha passado no dia um cartão de crédito”. De acordo com o economista, “o problema é estar inadimplente”. “Você combinou, se comprometeu a fazer um determinado pagamento e não o fez”, explica.

Quem também participa do programa é Cristiana Adami, analista de pesquisas da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio – PR), e é entrevistada pela repórter Paola Manfroi. Ela comenta dados de uma pesquisa que revelam o fato de, no último mês de março, 90,5% das famílias informaram que estão com pendências financeiras contra 90,9% no mês anterior. Apesar da ligeira queda, os dados ainda preocupam, alerta. Isso porque a cada 10 famílias nove ainda se encontram “no vermelho”. A especialista salienta que o Paraná é ainda o estado com maior número de endividados, sendo o único acima dos 90% dos consumidores, segundo a pesquisa. Na opinião do economista Carlos Tristão é muito importante cada indivíduo analisar as necessidades, as condições do orçamento e evitar aquelas compras por impulso, especialmente, as realizadas de forma on-line, quando estamos navegando na rede.

Nova entrevista no ar

Todas as orientações, dicas e análises dos dois especialistas podem ser conferidas no programa gravado em cenários externos da Assembleia Legislativa, no espaço que dá acesso ao Plenário, revelando como pano de fundo a Praça Nossa Senhora da Salete e o Palácio Iguaçu. Sempre às sextas-feiras, às 15 horas no canal da TV Assembleia; e às 15h30 (de sexta-feira) no YouTube, uma nova edição do programa “Assembleia Entrevista” entra no ar. Para quem não pode assistir neste horário tem reprise às quintas-feiras, às 10 horas. Acompanhe!

Confira o programa na íntegra: https://www.youtube.com/watch?v=yHL2McC9qCQ

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias