O governo do Paraná promove mais uma edição do Qualifica Paraná, que oferece cursos na área industrial. O programa é realizado por meio da Secretaria Estadual de Trabalho, Qualificação e Renda (SETR/PR), que contratou o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Estado do Paraná - Senai/PR. O financiamento é feito com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT/BR), vinculado ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE/BR), e recursos próprios do estado do Paraná, sob fiscalização do Conselho Estadual do Trabalho, Emprego e Renda (CETER/PR).
Marechal Cândido Rondon foi um dos 13 municípios paranaenses contemplados com cursos. O município irá promover a capacitação de eletricista industrial, cujas pré-inscrições estão abertas.
Serão duas turmas, com 21 vagas em cada. No município rondonense a capacitação é coordenada pelo SINE (Agência do Trabalhador), que está ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômica da prefeitura.
As pré-inscrições podem ser realizadas no SINE, à rua Tiradentes, 1025, no SENAI e na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, na prefeitura. Os candidatos inscritos passarão por uma seleção feita pelo SENAI e os aprovados poderão participar do curso. Informações pelo telefone 3284-8796 (prefeitura), 3284-4054 (SENAI) e 3254-8350 (SINE).
Para participar é necessário ter idade mínima de 18 anos e o ensino fundamental completo. Para a inscrição, são necessários os documentos pessoais e um comprovante de endereço.
O curso será realizado na carreta do SENAI, que estará estacionada no parque de exposições rondonense. Na parte da tarde, das 13h30 às 17h30 e à noite das 18h30 às 22h30. A previsão é de que o curso inicie no dia 27 de julho e seja encerrado no dia 29 de setembro, totalizando 160 horas/aula.
A participação no curso será condicionada a, pelo menos, duas entrevistas em empresas e indústrias rondonenses, para o cargo de eletricista industrial, organizadas pelo SINE.
Conteúdo programático
Comandos elétricos (100h): manutenção; causas de falhas e defeitos em sistemas elétricos prediais; motores elétricos assíncronos de indução monofásicos e trifásicos; esquemas de interligações entre bobinas (tensões e correntes de linha e de fase); dispositivos de manobra, sinalização e proteção de sistemas elétricos industriais; sensores industriais; quadros de comando e acessórios para instalação de acionamentos elétricos industriais; simbologia e diagramas de comandos elétricos; montagem de quadro de comando para sistemas de partida de motores de indução trifásicos; meio ambiente; e saúde e segurança.
Eletricidade geral (60h): indutores; capacitores; fundamentos de eletrostática e eletrodinâmica; processos de geração de energia; propriedade dos materiais; análise de circuitos em corrente contínua; magnetismo; eletromagnetismo; corrente alternada; circuitos monofásicos; circuitos trifásicos; análise de circuitos de corrente alternada (análise por representação trigonométrica).
Mín. 20° Máx. 28°