O diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri, participa nesta sexta-feira (7) da cerimônia de assinatura de convênio com a Sustentec Produtores Associados, de Pato Bragado (PR), para territorialização da Política Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF). O valor total do investimento será de R$ 11.197.892,24, com ações em 228 municípios do Paraná. A duração é de 36 meses.
O projeto abrange desde o cultivo e beneficiamento das plantas até a utilização pela sociedade e prescrição por parte de profissionais de saúde, de preferência no SUS. A ideia é capacitar os integrantes de toda a cadeia, como agricultores familiares, agentes de saúde, lideranças e profissionais de saúde em municípios de 11 Regionais de Saúde pertencentes a três macrorregiões do Estado do Paraná.
As ações serão desenvolvidas a partir dos municípios sede das regionais de saúde, como centros irradiadores, aproveitando a estrutura organizacional do próprio sistema de saúde, e esta estrutura fornecerá a base de atuação, tendo o sistema de saúde como ente norteador das ações.
O objetivo do projeto é promover uma estruturação das cadeias produtivas de plantas medicinais, funcionais, aromáticas e condimentares, com a capacitação de agricultores familiares, desenvolvimento de projetos, fornecimento de mudas e equipamentos.
Como resultado, além da geração de emprego e renda para a agricultura familiar, é a promoção da saúde e da qualidade de vida da população paranaense, com a capacitação de agentes e profissionais de saúde, validação de protocolos clínicos e fornecimento de plantas medicinais e medicamentos fitoterápicos.
Mín. 20° Máx. 29°