Por que a sua empresa precisa ter uma boa marca?
Um dos passos mais importantes para a constituição e para o sucesso de uma empresa é a definição de uma marca. Porém, nem todos os empreendedores têm o devido cuidado na hora da escolha, o que pode deixá-los em desvantagem nesse mercado tão competitivo.
Pensando nisso escrevi esse artigo com o propósito de responder à pergunta: por que a sua empresa precisa ter uma boa marca?
Pontuei alguns motivos:
- Uma marca torna sua empresa, seu produto ou seu negócio exclusivo;
- Ela é a sua identidade, para o cliente poder lhe reconhecer entre outras marcas existentes;
- A sua marca serve para diferenciá-lo no mercado, especialmente no seu segmento;
- Ela facilita a escolha para o cliente;
- Ela precisa ser coerente, revestida de significado e persuasiva;
- Ela deve favorecer a assimilação e a aceitação pelo cliente;
- Uma marca é muito mais do que um símbolo ou sigla, ela precisa de posicionamento de mercado.
- Além da identidade, sua marca carrega consigo a reputação da sua empresa;
- Ela deve ser soberana em todos os seus materiais, tais como em fachada, papel de parede, brindes e toda papelaria (cartões de visita, agenda, envelope, folha de ofício, etc), pois ela é o carro-chefe da sua identidade visual;
- Uma boa marca é capaz de conquistar clientes e fidelizá-los, na medida da qualidade dos produtos e serviços prestados.
Tem poder
Uma boa marca pode se tornar o maior ativo de uma empresa, como é o caso da Nike, Coca-cola e tantas outras. Portanto, ela tem poder. Então, não subestime a sua importância. Perguntas que não querem calar:
- A marca da sua empresa é realmente boa?
- Ela desperta desejo ou admiração dos seus clientes ou consumidores?
- Eles têm preferência pela sua marca?
Nada melhor que um profissional da área de marketing e comunicação para responder essas perguntas para você.
Reveja
Mesmo que sua empresa já tenha uma marca, é importante a análise de um profissional, pois não basta você achá-la bonita, ou gostar dela porque já está acostumado há tantos anos.
É preciso colocá-la à prova, confronta-las com as marcas concorrentes, analisar o mercado.
Não adianta ela ser boa, ela tem que ser melhor que as demais, se destacar, projetar o seu produto ou serviço.
Mesmo se ela já foi boa, não quer dizer que sempre será. Ela pode ser cuidadosamente reformulada e atualizada depois de um estudo de caso e de mercado.
Você realmente quer ser competitivo e se sobressair?
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