A Itaipu Binacional está investindo mais de R$ 25 milhões em um projeto para corrigir uma erosão gigantesca no município de Loanda (PR). Conhecido como voçoroca e “erosão água de mina”, o enorme buraco tem quase 2,5 km de extensão, com 150 metros de largura média e profundidade de até 30 metros em alguns pontos. Sua área total é de aproximadamente um milhão de metros quadrados.
A voçoroca está localizada na bacia hidrográfica do Rio Ivaí, que faz parte da área de contribuição de água que chega ao reservatório da usina. Por conta disso, a Binacional atua por meio das ações de manejo de água e solo com o programa de Gestão Ambiental por Bacias Hidrográficas. A contenção do problema será feita com obras de engenharia civil e de bioengenharia, através de um convênio com o Instituto Água e Terra em um valor total de mais de R$ 46 milhões.
Além do controle da erosão por meio de canais de escoamento e demais obras de engenharia destinadas ao controle do problema, serão feitas melhorias no local para uso da população da área que hoje está degradada. Para isso será construído um parque linear próximo com plantio de árvores nativas e paisagismo ao longo das duas margens da erosão.
A ordem de serviço para a obra será assinada nesta sexta-feira (21), em cerimônia no município.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.
Mín. 20° Máx. 31°