Representantes do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA-PR) e da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) receberam das mãos do diretor administrativo da Itaipu, Iggor Gomes Rocha, mais de 500 exemplares do livro Itaipu – Hydroelectric Project. O material será repassado para as bibliotecas do CREA-PR e distribuído para faculdades de Engenharia do Paraná.
Com mais de 600 páginas, o livro foi publicado em 1994, apenas em versão física, em inglês. “Nós já estamos trabalhando em um projeto para fazer a tradução e disponibilizar em meio digital, para que todos possam ter acesso”, explicou Margolaine Giacchini, vice-presidente do CREA-PR.
“Essas doações são uma reconexão com os cursos de Engenharia, afinal de contas, os alunos de Engenharia são o futuro da Itaipu”, afirmou o diretor administrativo da Itaipu, Iggor Rocha.
“Nós queremos colocar esse livro nas prateleiras de todas as universidades, para que cada estudante de Engenharia do Paraná conheça o que é uma obra de verdade. Conhecer a história dessa construção espetacular é valorizar o nosso Estado e a nossa educação”, afirmou o gerente de Relações Institucionais do CREA-PR, Claudemir Prattes.
Atualmente, segundo Prattes, são 120 universidades vinculadas ao CREA-PR e, somente no Paraná, mais de 500 cursos de graduação em Engenharia.
Professores do curso de Engenharia da UEPG também acompanharam a entrega. “Costumamos trazer os nossos alunos aqui para Itaipu. Para nós, é uma obra emblemática, não apenas para a história do Paraná, mas para todo o Brasil”, destacou o professor Carlos Emanuel.
Eduardo Pereira, também professor do curso de Engenharia, ressaltou a importância do livro, que poderá colaborar com a formação dos acadêmicos, “uma vez que todas as boas práticas adotadas para a construção da barragem ainda hoje são utilizadas na engenharia moderna”, frisou.
Sobre o livro
O livro Itaipu – Hydroelectric Project foi lançado em 1994, por ocasião do 20º aniversário da criação da empresa. É resultado de um trabalho que começou em 1976, quando a construção estava no seu estágio inicial. Aspectos importantes do empreendimento foram registrados à medida que o trabalho progredia. Como o projeto levou muito tempo para ser concluído, várias administrações da Itaipu Binacional estiveram envolvidas na preparação desse volume.
A Itaipu
?Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.
Fotos: William Brisida/Itaipu Binacional
Foto final 362 - Margolaine Giacchini, vice-presidente do CREA-PR e Diretor administrativo Itaipu, Iggor Gomes Rocha
Foto final 365 - Gerente administrativo da Itaipu Iggor Gomes Rocha com representantes do CREA-PR e da UEPG.
Foto final 371 - Eduardo Pereira, professor do curso de engenharia da UEPG
Foto final 369 - Carlos Emanuel Ribeiro, professor da UEPG
Foto final 373 - Margolaine Giacchini, vice-presidente do CREA-PR
Foto final 376 - gerente de Relações Institucionais do CREA-PR, Claudemir Prattes
Mín. 20° Máx. 31°