22°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Marco Antonio Chamon assume a presidência da Agência Espacial Brasileira

Cerimônia de posse marca um novo capítulo na história da AEB e sinaliza expectativas elevadas para o Programa Espacial do Brasil

12/07/2023 às 08h19
Por: Redação Fonte: Agência Espacial Brasileira
Compartilhe:
Foto divulgação
Foto divulgação

Na manhã de terça-feira (11), a Agência Espacial Brasileira (AEB) deu as boas-vindas ao seu novo presidente, Marco Antonio Chamon, durante cerimônia oficial realizada no auditório da própria sede. O evento marca o início de uma nova fase na Agência, com a posse do líder que estará à frente das atividades espaciais do Brasil nos próximos anos.

 

Chamon é um renomado especialista em engenharia e tecnologia espacial, com vasta experiência na área. Sua nomeação foi recebida com entusiasmo pela comunidade científica e pelo setor espacial do país, que depositam grandes expectativas em sua gestão.

 

O ex-presidente da AEB, Carlos Moura, recepcionou o seu sucessor e agradeceu aos companheiros de caminhada. “Asseguro-lhes que o meu agradecimento maior são os resultados do que fizemos, a qualificação da Agência que tanto perseguimos e conquistamos”, destacou.

 

Em seu discurso, Marco Antonio Chamon agradeceu o convite para presidir a Agência, feito pela ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, e a toda a equipe da AEB, pelo trabalho incansável para manter as atividades e projetos do Programa Espacial Brasileiro (PEB). “O objetivo da AEB é avançar no desenvolvimento de sistemas espaciais e aplicações, promovendo a indústria brasileira e a presença internacional do país na área espacial, ampliando os impactos na sociedade. Nada disso é possível sem as pessoas que trabalham para o sucesso do Programa Espacial Brasileiro”, afirmou o presidente.

De acordo com a ministra Luciana Santos, que deu posse ao novo presidente, a nomeação de Chamon está alinhada com a visão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) em fortalecer a atuação do Brasil no setor espacial, buscando expandir parcerias internacionais e impulsionar projetos inovadores. “O setor espacial passa a estar no centro da agenda de reindustrialização do governo, um vetor do desenvolvimento nacional. A indústria aeroespacial é fundamental para o desenvolvimento tecnológico, com repercussões para além da própria cadeia”, disse.

 

A posse contou com a presença de autoridades governamentais, representantes e empresários do setor espacial, membros da comunidade científica e convidados especiais, o que demonstra a relevância do evento e a expectativa em relação ao futuro do Programa Espacial Brasileiro.

Durante seu mandato, Marco Antonio Chamon terá o desafio de impulsionar o PEB, ampliar a participação do país em missões espaciais internacionais e fortalecer a cooperação com outros países na área espacial. A AEB segue firme em sua missão de consolidar o Brasil como um país de destaque no cenário espacial mundial. 

 

Sobre a AEB

 

A Agência Espacial Brasileira (AEB), órgão central do Sistema Nacional de Desenvolvimento das Atividades Espaciais (SINDAE), é uma autarquia pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável por formular, coordenar e executar a Política Espacial Brasileira.

 

Desde a sua criação, em 10 de fevereiro de 1994, a Agência trabalha para viabilizar os esforços do Estado Brasileiro na promoção do bem-estar da sociedade, por meio do emprego soberano do setor espacial.

 

 

 

Categoria

Ciência e Tecnologia

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias