O Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, em parceria com o Itaipu Parquetec e a Agência de Desenvolvimento Cultural e Turístico da Região Cataratas do Iguaçu Caminhos ao Lago de Itaipu (Adetur), promove o "Concurso de Artesanato Sustentável ao Lago de Itaipu". O objetivo é promover, incentivar e desenvolver artesanatos que refletem a identidade cultural, de maneira sustentável, criativa e inovadora, no entorno do lago de Itaipu.
Estímulo à Sustentabilidade e Identidade Local
O concurso visa estimular artesãos a criarem peças utilizando materiais alternativos ou obtidos da natureza de forma sustentável. A iniciativa busca promover a identidade cultural da região e fomentar o turismo. Artesãos e artistas dos 16 municípios lindeiros ao lago de Itaipu estão convidados a participar. Adolescentes entre 14 e 17 anos também podem se inscrever, desde que acompanhados por um responsável.
O concurso vem no contexto de trabalho dos Lindeiros e Itaipu com os artesãos na região, segundo a gerente de Turismo Sustentável do Itaipu Parquetec, Silvana Gomes. “A gente entende que o concurso é uma oportunidade de melhorar a atuação dos artesãos. A gente começa com uma etapa que é uma formação para que o artesão desenvolva o produto, coloque no mercado demonstre, conheça os canais de comercialização e, por fim, os melhores sejam premiados”, ressalta.
Inscrições e Categorias
Os interessados podem se inscrever em até duas modalidades, individualmente ou em grupos de até cinco participantes. As inscrições, abertas até 13 de agosto, devem ser realizadas através do link disponibilizado pelos organizadores. As quatro categorias de premiação incluem, artesanato sustentável e inovador representando a região do lago de Itaipu; artesanato sustentável representando o Programa Caminhos do Iguaçu; artesanato utilizando materiais naturais com retirada sustentável e artesanato com a mascote da região, a capivara, em materiais alternativos ou naturais
Critérios de Seleção
A seleção levará em consideração a inovação, qualidade dos produtos, identidade cultural, sustentabilidade ambiental, responsabilidade social, acessibilidade ao mercado consumidor e características adequadas para atrair turistas.
Premiação e Evento Final
O evento final, com a premiação, está agendado para 22 de novembro de 2024. Os vencedores de cada categoria receberão R$ 3 mil e uma visita aos atrativos turísticos de Foz do Iguaçu. O evento de premiação ocorrerá no Mercado Público Barrageiro, em Foz do Iguaçu, com uma exposição dos produtos finalistas.
Mín. 22° Máx. 31°