O Governo do Estado lançou uma plataforma de Business Intelligence (BI), inteligência empresarial em português, com dados referentes às sete universidades estaduais do Paraná. O lançamento ocorreu nesta sexta-feira (26) na reunião do Conselho Estadual de Educação, em Curitiba. Os cidadãos podem acessar as informações na página da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti).
A plataforma foi elaborada pela equipe técnica da Seti e reúne informações sobre a quantidade de cursos e vagas ofertadas na graduação e pós-graduação stricto sensu. Os dados estão sistematizados de forma a permitir uma fácil navegação com a possibilidade da utilização de filtros e verificar a quantidade de vagas ofertadas, identificar as características dos cursos como grau (Bacharelado e Licenciatura), turnos e o município onde o curso é ofertado.
As informações estão separadas em graduação presencial, tecnológico, mestrado, doutorado e residência médica e multiprofissional.
Também é possível acessar dados sobre a classificação dos cursos das universidades estaduais no Conceito Preliminar de Curso (CPC) e no Conceito Capes, índices que demonstram a avaliação de desempenho dos cursos de graduação e de pós-graduação, respectivamente. A plataforma reúne e direciona para os sites das instituições com informações específicas sobre o curso selecionado, como o número de professores, carga horária e duração.
O secretário estadual da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Aldo Nelson Bona, explica que a plataforma é uma ferramenta criada para tornar públicas as informações sobre as universidades estaduais. “A plataforma é um importante instrumento de geração de informações e disponibilização destes dados sobre o nosso sistema estadual de ensino superior para toda a população. O BI está localizado na página da Seti e pode ser consultado por todos os interessados em conhecer os números do nosso sistema”, afirma.
Com essa ferramenta, as universidades, estudantes e cidadãos interessados podem consultar informações atualizadas sobre o ensino superior público mantido pelo Governo do Estado. Para os gestores que atuam no ensino superior, a plataforma auxilia no acompanhamento de informações sobre os cursos para direcionar as políticas públicas de ensino superior.
A Seti está desenvolvendo essa plataforma desde abril e o objetivo é ampliar a oferta de dados disponibilizados, como a inclusão de número de estudantes matriculados. Para a elaboração dessa ferramenta, os dados foram coletados com as universidades estaduais e organizados pela secretaria. Atualmente as universidades estaduais ofertam 438 cursos de graduação presencial, 208 de mestrado, 105 de doutorado e 147 ofertas de residência médica e multiprofissional ofertados em 29 municípios do Paraná.
Mín. 22° Máx. 30°