O Programa Paraná Empreende Mais (PPEM), da Universidade Estadual de Maringá (UEM), está com inscrições abertas para quatro módulos do Curso de Nível Avançado de Empreendedorismo para os Negócios, que serão ministrados no mês de agosto, a partir do dia 7. Os temas de formação são estratégias de negócios, de marketing, de inovações e financeiras. O curso é gratuito e disponibiliza 120 vagas, sendo 30 vagas para cada módulo.
De acordo com a coordenação do curso, vinculada ao Departamento de Economia (DCO), as inscrições seguem até o término das vagas e as pessoas interessadas podem se inscrever em um ou mais módulos. Ao final de cada curso, os participantes receberão o certificado de conclusão.
As aulas de todos os módulos serão ministradas pelos professores de forma presencial no Bloco B12 (Contabilidade), no câmpus sede da UEM, das 19h15 às 22h30. Já as mentorias com os professores são opcionais e devem ser agendadas pelo e-mail: ppem@uem.br. Mais informações também pelo Instagram (@ppemuem). Para se inscrever, é só acessar este link e preencher o formulário.
O PPEM é um programa do governo estadual que objetiva qualificar micro, pequenos e médios empresários, empreendedores individuais, informais e futuros empreendedores. A iniciativa é desenvolvida pelas unidades da Agência de Inovação e Desenvolvimento Regional Sustentável, Ageuni, nas sete universidades estaduais, com apoio da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti) e da Fundação Araucária, entre outros parceiros.
Conheça os módulos do curso de Empreendedorismo:
Módulo de Formação Estratégias de Negócios
Datas: dias 7 e 8 de agosto
Professora: Carlândia Brito S. Fernandes
Objetivo: Possibilitar o entendimento dos desafios de mercado para abrir e manter um negócio, tendo como foco a elaboração de um modelo de negócio.
Módulo de Formação Estratégias de Marketing
Datas: dias 13 e 14 de agosto
Professor: Vitor Koki da Costa Nogami
Objetivo: Este módulo aborda o conceito de posicionamento de mercado como elemento central da formulação e implementação das estratégias em marketing, bem como sintetiza o modelo SAP (Segmentação, Público-alvo e Posicionamento).
Módulo de Formação Estratégias de Inovação
Datas: dias 20 e 21 de agosto
Professora: Gislaine Camila Lapasini Leal
Objetivo: Introduzir ferramentas que podem ser utilizadas para promover a inovação em micro e pequenas empresas.
Módulo de Formação Estratégias Financeiras
Datas: 27 e 29 de agosto
Professora: Marguit Neumann
Objetivo: Proporcionar aos participantes conhecimentos, conceituais e práticos, sobre custos e sua aplicação na gestão financeira diária das PMEs; calcular e interpretar o ponto de equilíbrio para tomar decisões financeiras; calcular e aplicar a margem de contribuição para otimizar mix de produtos/serviços, decisões de preços e volumes de vendas e utilizar exercícios práticos para aplicar os conceitos aprendidos em situações reais.
Mín. 20° Máx. 31°