20°C 31°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Estado abre edital para paranaenses participarem de encontro nacional de artesãos

18º Salão do Artesanato será realizado de 28 de agosto a 1 de setembro, em São Paulo. Paraná disponibiliza 12 vagas para profissionais, associações e cooperativas ocuparem espaço coletivo para divulgar e comercializar produtos do Estado.

31/07/2024 às 15h40
Por: Redação Fonte: Agência Brasil
Compartilhe:
Estado abre edital para paranaenses participarem do maior encontro de artesãos do Brasil Foto: SEMIPI
Estado abre edital para paranaenses participarem do maior encontro de artesãos do Brasil Foto: SEMIPI

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi), publicou nesta quarta-feira (31) o edital de chamamento para artesãos interessados em participar do 18º Salão do Artesanato Brasileiro. Trata-se de um dos maiores encontros do setor no Brasil, que será realizado no Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, entre 28 de agosto e 1º de setembro.

O Governo do Paraná disponibiliza 12 vagas, das quais cinco para artesãos individuais, quatro para entidades representativas do artesanato, uma para mestre artesão e duas para artesãos de povos e comunidades tradicionais. Os  interessados podem acessar o edital neste link e efetivar a inscrição por meio do e-mail artesanato@semipi.pr.gov.br. 

O Paraná, bem como os demais estados, estará em espaço cedido pelo Programa do Artesanato Brasileiro (PAB). A Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa (Semipi) cuidará da logística dos artesãos selecionados, além do transporte das peças até São Paulo.

 

Serão selecionados artesãos individuais, entidades, associações e cooperativas com suas respectivas produções, para a ocupação do espaço coletivo de 50 metros quadrados para a divulgação e comercialização de produtos artesanais do Estado. O edital ficará disponível até 8 de agosto. 

O evento reunirá artesãos de todo o País, entre ceramistas, rendeiras, bordadeiras e artistas plásticos. Serão 500 expositores presenciais, mas com trabalhos de cooperativas e associações que representam mais de 1.500 produtores.

O encontro apresentará manifestações variadas, com peças em cerâmica, barro, argila, madeira, fios, capim, palha, metais, tecidos e outros materiais que se  transformam em rendas, bordados, esculturas, utilitários, objetos de decoração, acessórios, confecções, móveis, além de gastronomia típica e apresentações musicais com ritmos de todas as regiões do Brasil.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias