22°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Comitiva da ANA discute com Itaipu ações para revitalização de bacias hidrográficas

Grupo da Agência Nacional das Águas e do Ministério da Integração foi recebido nesta segunda-feira (5) pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri

05/08/2024 às 16h58
Por: Redação Fonte: Assessoria/Itaipu Binacional
Compartilhe:
Sara Cheida / Itaipu Binacional
Sara Cheida / Itaipu Binacional

Diretores e representantes da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional visitaram a Itaipu Binacional, nesta segunda-feira (5), para debater parcerias e conhecer os projetos da empresa em gestão e revitalização de bacias hidrográficas.

O grupo foi recebido no Centro Executivo da Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR), pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri. Também estavam presentes o superintendente de Gestão Ambiental, Wilson Zonin; a assistente da Diretoria-Geral Silvana Vitorassi; a gerente da Divisão de Reservatório, Simone Benassi; e o gerente da Divisão de Apoio Operacional, João Paulo Bueno do Prado.

Enio Verri agradeceu a visita e disse que a Itaipu está à disposição da ANA e do Governo Federal para parcerias nas áreas de segurança hídrica e cuidado com as águas, temas prioritários para a empresa e conectados com as metas da Agenda 2030 das Nações Unidas. O diretor citou como exemplo as ações do programa Itaipu Mais que Energia, com destaque para a proteção de nove mil nascentes na área de abrangência da Binacional.

Silvana Vitorassi e Simone Benassi falaram sobre “Governança Participativa para a Sustentabilidade”, modelo de gestão que conta com o envolvimento de núcleos de cooperação socioambiental organizados no Paraná e Mato Grosso do Sul. Os núcleos reúnem representantes de governos, comunidades, sociedade civil organizada, movimentos sociais, entre outros.

O diretor da ANA Filipe de Mello Sampaio Cunha agradeceu a Itaipu pelas parcerias e citou o apoio da empresa para a instalação do Conselho Latino-Americano da Água (CLAA), que se reúne nessa terça-feira (6), em Foz do Iguaçu, para a primeira reunião ordinária. O conselho tem a participação da Itaipu e foi instalado oficialmente em maio, durante o 10º Fórum Mundial da Água, em Bali, na Indonésia.

“Itaipu tem sido não apenas uma grande parceira, mas a mola propulsora desse processo. Queremos fortalecer as parcerias”, disse Filipe de Mello Sampaio Cunha.

Também integraram a comitiva os diretores da ANA Marco José Melo Neves e Nazareno Marques de Araújo; a superintendente adjunto de Apoio ao Sistema de Gerenciamento de Recursos Hídricos, Renata Maranhão; a chefe de Gabinete, Cláudia de Araújo Kattar; e o secretário Nacional de Segurança Hídrica do Ministério da Integração, Giuseppe Serra Seca Vieira.

A Itaipu

Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias