22°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Após cuidados veterinários, IAT devolve coruja-buraqueira à natureza em Foz do Iguaçu

Ave foi encontrada incapaz de levantar voo dentro de uma residência no perímetro urbano da cidade no dia 27 de julho. Ela foi enviada para a reserva biológica Itaipu Refúgio Ecológico para tratamento e ficou em recuperação até ser solta, nesta segunda (12)

14/08/2024 às 08h12
Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
Compartilhe:
Após cuidados veterinários, IAT devolve coruja-buraqueira à natureza em Foz do Iguaçu Foto: IAT
Após cuidados veterinários, IAT devolve coruja-buraqueira à natureza em Foz do Iguaçu Foto: IAT

Agentes do Instituto Água e Terra (IAT) do escritório regional de Foz do Iguaçu, no Oeste do Estado, devolveram uma coruja-buraqueira (Athene cunicularia) à natureza nesta segunda-feira (12). O animal foi encontrado em uma residência no bairro Vila A da cidade, pela equipe de fauna do IAT, no dia 27 de julho.

A suspeita é de que a ave se chocou contra uma superfície dura, como um poste e fiação elétrica, o que a deixou impossibilitada de voar. A coruja foi encaminhada à reserva biológica Itaipu Refúgio Ecológico, onde recebeu acompanhamento veterinário. Após passar por mais de três semanas em tratamento, ela se recuperou completamente e pôde retornar à natureza.

A espécie Athene cunicularia é conhecida popularmente como coruja-buraqueira ou caburé. O nome científico significa coruja que cava túneis, fazendo referência ao hábito da ave de cavar buracos para construir ninhos. É capaz de habitar ambientes alterados pela ação humana, podendo ser encontrada em áreas abertas das cidades, como no Litoral do Paraná. A ave apresenta pequeno porte e coloração castanha com manchas beges na ponta das asas e se alimenta de animais de pequeno porte, como insetos, anfíbios e répteis.

 

COMO PROCEDER – Ao avistar animais machucados ou vítimas de maus-tratos, tráfico ilegal ou cativeiro irregular, o cidadão deve entrar em contato com a Ouvidoria do Instituto Água e Terra ou a Polícia Militar do Paraná. Se preferir, a pessoa pode ligar para o Disque Denúncia 181 e informar de forma objetiva e precisa a localização e o que aconteceu com o animal. Quanto mais detalhes sobre a ocorrência, melhor será a apuração dos fatos e mais rapidamente as equipes conseguem fazer o atendimento.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias