Diversas autoridades do agro brasileiro, principalmente do segmento de proteínas animais, participaram na semana passada, em São Paulo, do SIAVS, o Salão Internacional de Avicultura e Suinocultura. Entre elas, esteve presente o ex-ministro da Agricultura e Pecuária, Francisco Turra. Organizado pela ABPA, a Associação Brasileira de Proteína Animal e outras entidades, o evento reuniu algumas das mais importantes indústrias de um segmento que coloca o Brasil em evidência entre os maiores produtores e exportadores de carnes do planeta.
O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, participou do SIAVS, recepcionou líderes e clientes no estande da ABPA e prestigiou o lançamento de um livro inédito, que conta a história de empresas, entidades e pessoas que fazem do mercado brasileiro de proteínas sucesso em todo o mundo. “Quem participa desse evento entende com mais clareza o tamanho e a relevância do setor e do Brasil nesse cenário, que movimenta cifras das mais expressivas, move economias e gera milhões de empregos”, de acordo com Dilvo.
O SIAVS, além de estandes com o melhor do portfólio de empresas referências em suas áreas na cadeia de carnes, envolveu os presentes em uma programação técnica de qualidade e abrangente. Autoridades, inclusive de renome internacional, também participaram e deixaram as suas contribuições aos avanços da área. “É, realmente, um evento fascinante e do qual a Coopavel, que tem 7,7 mil cooperados, 7,2 mil funcionários e 53 anos de história, tem orgulho de participar”, conforme o presidente Dilvo Grolli.
Alimentando o mundo
Um dos auges da programação do SIAVS 2024 foi o lançamento do livro Alimentando o mundo: a história e o legado da produção de aves, ovos e suínos no Brasil. Escrito por Keila Prado Costa e publicado pela Editora KPMO, o livro traz uma abordagem abrangente da trajetória histórica de um dos segmentos mais relevantes do agronegócio brasileiro. São apresentadas mais de 50 entrevistas que destacam como mulheres e homens venceram adversidades para transformar o Brasil em uma potência global na produção de carnes. O livro conta com o apoio de entidades como ABPA, Embrapa, Facta, Alanac e Sindirações.
O presidente do Conselho de Administração da ABPA, Francisco Turra, disse que o início da jornada foi difícil, mas que a união, a determinação e a estratégia transformaram o Brasil em referência. O livro conta como empresas e cooperativas foram pioneiras na transformação e desenvolvimento da cadeia, desde a produção até o consumo, trazendo nova percepção à sociedade em relação ao processo de modernização. Também esclarece como o Brasil alcançou o patamar de referência na segurança alimentar, um dos maiores desafios enfrentados por líderes em todo o mundo atualmente. A Coopavel é uma das cooperativas com sua história com as proteínas relatada no livro.
Legenda: Roberto Kaefer, presidente do Sindiavipar, o veterinário Lindonês Rizzotto, Dilvo e o diretor da Globoaves Velci Kaefer Crédito: Assessoria
Mín. 22° Máx. 30°