A quarta edição da Semana de Barragens - Damsweek 2024, maior evento de engenharia de barragens do País, começou nesse domingo (18), em Belo Horizonte (MG), com a participação do diretor técnico executivo da Itaipu, Renato Sacramento. O evento é organizado pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB).
“No que tange à segurança de barragens, a Itaipu, como entidade binacional, acompanha as normas e as regulamentações do Brasil e do Paraguai e segue as boas práticas internacionais. A barragem é segura, monitorada com foco na durabilidade, e as manutenções são constantes”, afirmou Sacramento.
O diretor técnico executivo elogiou em seu discurso a iniciativa do CBDB de ajudar tecnicamente a comunidade atingida pelas chuvas e inundações recentemente no Rio Grande do Sul, por meio da criação de uma Comissão Técnica específica. Em maio deste ano, a Itaipu Binacional ofereceu apoio e disponibilizou profissionais para colaborar nas atividades relacionadas às barragens nas áreas atingidas. A engenheira civil Josiel Patias se reuniu na última sexta-feira (16) com a equipe da Comissão Técnica Especial de Apoio ao Estado do Rio Grande do Sul, CT20, criada em resposta aos recentes eventos no Estado. Ela ocupa a posição de vice-coordenadora do grupo.
Além da abertura, empregados da Itaipu também participam, ao longo da semana, de outras agendas. No total, a comitiva da Itaipu conta com 17 profissionais brasileiros e paraguaios.
Nesse domingo (18), Étore Funchal de Faria esteve na mesa de abertura do Young Engineers Forum (YEF), comitê do qual o engenheiro Leonardo Brandalize Medeiros também é membro. Étore Faria participou ainda, nesta segunda (19), de reunião da Comissão Técnica 1 (CT1), de Registro e Documentação de Barragens, da qual é coordenador.
Também na segunda (19), Josiele Patias participou como membro da Comissão Técnica 5 (CT5), que trata de Barragens de Terra e Enrocamento.
Nesta terça-feira (20), Étore Faria preside a mesa do tema Monitoramento de Deslocamentos Totais do 5º Simpósio de Instrumentação de Barragens e Estruturas Geotécnicas. A Reunião Extraordinária do Conselho Deliberativo do Comitê Brasileiro de Barragens do CBDB, com a participação de Josiele Patias (conselheira) e Étore Faria (membro da Comissão Fiscal), será realizada no mesmo dia.
O engenheiro Cláudio Issamy Osako ministra na quarta-feira (21) a palestra “Valores de controle para instrumentação de barragens de concreto”.
Sobre o evento
A Damsweek é organizada anualmente pelo Comitê Brasileiro de Barragens (CBDB). A Itaipu, associada desde 1975, é uma das principais patrocinadoras. O evento promove discussões sobre temas como disposição de rejeitos da mineração, instrumentação de barragens, controle de cheias e enfrentamento de secas, entre outros assuntos relacionados à segurança. Durante o evento, são apresentados avanços tecnológicos e intercâmbio de informações técnicas por meio de fóruns, seminários e workshops.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.
Mín. 22° Máx. 34°