A primeira reunião entre o diretor-geral da Itaipu, Enio Verri, e o novo presidente da ENBPar, Silas Rondeau, aconteceu nesta segunda-feira (26), no escritório da Itaipu em Brasília.
Para Verri, o encontro serviu como oportunidade para discutir a conjuntura do setor elétrico e a relação da Itaipu com a ENBPar. “Estamos marcando uma reunião futura, na qual iremos discutir sobre dados e informações da Itaipu e, principalmente, sobre a visão de futuro da Binacional para o setor elétrico brasileiro e sobre nossas relações com o Paraguai”.
Na reunião, Rondeau destacou sua satisfação pelo desempenho da Itaipu. “É uma empresa que sempre foi vista, por nós, do setor, como um ícone, tanto do ponto de vista da sua produção de energia como pela forma que conduz suas operações. A Itaipu consagra-se como sendo uma empresa de referência”, afirmou.
Silas Rondeau foi Ministro de Minas e Energia (2005-2007) e assumiu a presidência da ENBPar na última quarta-feira (21). Ele é engenheiro eletricista e possui experiência de 44 anos no setor elétrico.
A ENBPar é, desde 2022, responsável pela comercialização da energia gerada pela Itaipu e consumida no Brasil.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.
Mín. 22° Máx. 30°