Empregados(as) de todos os setores da Diretoria Administrativa da Itaipu Binacional reuniram-se, na manhã de quinta-feira (26), no Cineteatro dos Barrageiros, para o primeiro encontro geral da área na atual gestão. Participaram aproximadamente 300 pessoas, de todas as Superintendências, Departamentos, Divisões, Assistência e Assessoria de Planejamento da Diretoria.
Há um ano e meio no cargo, o diretor administrativo, Iggor Gomes Rocha, vinha planejando o primeiro encontro geral de sua gestão há algum tempo, com o cuidado de reunir o maior número de pessoas possível sem comprometer as atividades de suporte que a DA oferece a toda a empresa. “Por isso agradecemos o esforço de todos vocês por estarem aqui hoje”, disse o diretor.
De acordo com ele, a ideia a partir de agora é promover pelo menos um encontro como esse a cada semestre, sempre com o objetivo de estabelecer um canal direto entre o diretor e os trabalhadores de toda a diretoria para atualizar e nivelar informações, debater, esclarecer dúvidas, integrar, interagir e promover o engajamento nas diretrizes de gestão.
Integração, inovação e cidadania
O diretor fez uma apresentação de aproximadamente uma hora fundamentada nos principais pilares norteadores da sua gestão, no balanço de um ano e meio de trabalho e na projeção dos próximos desafios.
“Integração, inovação e cidadania são os princípios que balizam o nosso trabalho na Diretoria Administrativa e simbolizam o que penso e o que faz sentido para mim como diretor da Itaipu”, resumiu, logo no início.
Para o diretor, promover a integração entre atividades e áreas tão numerosas e diversificadas na empresa é uma tarefa permanente e sob constante aprimoramento. “Estamos sempre buscando não apenas integrar todas as diretorias e áreas nas soluções mais relevantes, mas também as duas margens, unindo a empresa tanto quanto possível”, ressaltou. “Quanto maior for a diversidade e a pluralidade em um debate para resolver uma determinada questão empresarial, mais assertiva tende a ser a solução.”
A inovação foi o tema central de boa parte da apresentação. Segundo o diretor, a Itaipu produz muito conhecimento e é exemplo em várias de suas atividades, tanto que, externamente, é vista como uma empresa inovadora.
Para ilustrar, citou o exemplo do reconhecimento obtido perante a MIT Technology Review Brasil, que considerou a Itaipu uma das 20 empresas mais inovadoras do País, durante a entrega do prêmio Innovative Workplaces, no último mês de julho, em São Paulo (SP). “No entanto, internamente não há mesma percepção e queremos mudar isso”, disse.
Reflexo disso, de acordo com Iggor, é a média da percepção do item “inovação” na pesquisa de clima, uma das menores de todo o levantamento. “Por isso pisamos fundo no acelerador para desenvolver ações como a reconstrução da Universidade Corporativa, a criação do Prêmio Inowatt e a difusão das diversas ferramentas da Microsoft 365 que temos à disposição, sempre com o objetivo de implementar formas mais eficientes de fazer o que precisa ser feito.”
Ao destacar a importância da cidadania na atual gestão, o diretor usou um exemplo que considera muito bem-sucedido: o Programa de Iniciação e Incentivo ao Trabalho (PIIT), que contribui para o desenvolvimento e a inserção no mercado de trabalho de adolescentes de famílias em situação de vulnerabilidade ou risco social.
“A responsabilidade social está na missão da empresa e é nossa obrigação, mas temos muito potencial para devolver ainda mais à sociedade, com os recursos e a capacidade dos trabalhadores da Itaipu.”
Balanço e desafios
O diretor ainda fez um amplo balanço da sua gestão até agora. Entre os avanços mais significativos, citou o Nosso Clima, a nova pesquisa de mensuração do clima organizacional; a retomada dos processos seletivos externos e das admissões; as atualizações do Plano de Carreira e Remuneração (PCR); a criação do Programa Saudavelmente; a restituição e inclusão de benefícios no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT); a criação da Política de Segurança e Saúde do Trabalho; a implantação da nova intranet; a conclusão das obras civis e do comissionamento do novo Data Center; os avanços na transformação digital e no uso da inteligência artificial no ambiente corporativo; o apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul; as operações avançadas na faixa de proteção do reservatório; a renovação da frota de veículos; a desmobilização patrimonial dos imóveis da Vila A; e o Projeto Moradias.
Na parte final da apresentação, o diretor voltou a enfatizar a importância que o foco na inovação tem em sua gestão, destacando as parcerias firmadas com o Itaipu Parquetec e os convênios que resultaram no Centro de Tecnologias Abertas e loT, no Projeto Moradias e na Conectividade 5G.
“É importante lembrar, no entanto, que a inovação não está fundamentada apenas na tecnologia, mas também em normas e procedimentos e nisso ainda podemos avançar muito na Itaipu, modernizando e agilizando processos arraigados na cultura organizacional”, disse Iggor. “Este é um desafio para todos nós.”
Por fim, o diretor ressaltou as parcerias estratégicas formadas ao longo deste ano e meio, como com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) – entre outras.
As ações do setor estão vinculadas a vários Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, como os de números 1 (Saúde e Bem-Estar), 5 (Igualdade de Gênero), 8 (trabalho Decente e Crescimento Econômico), 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura), 10 (Redução das Desigualdades), 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 12 (Consumo e Produção Sustentável) e 17 (Parcerias e Meios de Implementação).
Sobre a Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 3 bilhões de MWh. Nos últimos 12 meses, foi responsável por 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.
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