Nesta quinta-feira (10), às 14h30, a Itaipu vai realizar uma live com associações, secretarias, federações e outros interessados na concessão pública de patrocínios voltados a projetos nas áreas de esportes, cultura e feiras municipais. Durante a reunião online será feita a apresentação dos editais que serão lançados, com informações sobre os objetos e público-alvo, visão geral sobre critérios de eliminação e seleção e considerações finais. Para participar, basta acessar a live em https://bit.ly/489bLvS. A iniciativa reforça o compromisso da Itaipu Binacional com o desenvolvimento sustentável e a responsabilidade social.
Os prazos e documentos para inscrição para esses projetos já estão divulgados no site da empresa, em www.itaipu.gov.br/sala-de-
A proposta com os novos editais é centralizar os pedidos de patrocínio em períodos específicos, otimizando a gestão e a alocação de recursos. Esta medida permite maior controle sobre a prestação de contas e garante que os investimentos estejam alinhados com os objetivos estratégicos da empresa. A Itaipu tem uma área de influência que abrange 434 municípios, 399 do Paraná e outros 35 do Mato Grosso do Sul, totalizando 11 milhões de pessoas.
Recursos
Os valores que a Itaipu destinará a eventos esportivos será de R$ 3,5 milhões, o mesmo que para feiras e exposições. Já para propostas da área cultural o investimento da Binacional será de R$ 3 milhões, resultando em R$10 milhões para os três editais. Os critérios para aprovação dos pedidos e o valor que caberá a cada projeto dependerá de sua importância para a população ao qual está voltado.
Para avaliar a importância do projeto, Itaipu levará em conta o potencial de comunicação envolvido, com público e contrapartidas; gratuidade das ações; e ações efetivas promovidas pela entidade que solicita o patrocínio nas áreas de equidade de gênero, cor, etnia, idade, orientação sexual e capacidade física ou mental. Será levado em conta, ainda, o potencial de replicação do projeto a ser patrocinado.
O trabalho da Comunicação Social visou tornar a seleção de propostas mais imparcial e transparente; concentrar 70% dos pedidos recebidos em apenas um período de inscrição; reduzir problemas em prestações de contas; capacitar as proponentes; e publicizar as ações de patrocínio da Itaipu.
Os editais com as novas normas estão publicados na página de Itaipu na Internet: https://www.itaipu.
Outras modalidades
Além dos editais publicados agora de seleção pública, a outra modalidade é a Escolha Direta, na qual Itaipu pode selecionar ações a serem patrocinadas, de acordo com seu interesse institucional.
Prazos nos editais
Os interessados em obter patrocínios da Binacional devem ficar atentos aos prazos que constam nos novos editais. Para ações esportivas, desenvolvidas por entidades sem fins lucrativos da área de abrangência da usina, a inscrição deve ser feita entre 1º/11/2024 e 30/11/2024. A seleção e a divulgação do resultado sairão até 31/12/2024.
Já para as ações artístico-culturais desenvolvidas por entidades sem fins lucrativos da área de abrangência da Itaipu, a inscrição deve ser feita entre 1º/12/2024 e 31/12/2024. A seleção e a divulgação do resultado sairão até 31/1º/2025.
Já para feiras e exposições vinculadas a aniversários ou datas comemorativas de municípios da área de abrangência da Itaipu, a inscrição deve ser feita entre 1º/01/2025 e 31/01/2025. A seleção e divulgação do resultado sairá até 28/02/2025.
Essas ações estão vinculadas aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável de número 3 (Saúde e Bem-estar) 4 (Educação de Qualidade), 10 (Redução das Desigualdades) e 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis). Saiba mais sobre os ODS em www.itaipu.gov.br/
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