O Governo do Estado, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), administra 2,6 mil quilômetros de rodovias estaduais nas regiões Norte, Norte Pioneiro e Vale do Ivaí, por meio da Superintendência Regional Norte (SRNorte), com realização de obras, conservação, atendimento ao usuário e fiscalização.
Nesta matéria serão detalhadas as atividades da SRNorte, terceira reportagem de uma série de cinco, trazendo informações sobre a atuação das superintendências do DER/PR em todo o Paraná.
A SRNorte tem sede em Londrina, e conta com quatro escritórios regionais: Norte Pioneiro em Jacarezinho, Vale do Tibagi em Ibiporã, Norte Velho em Ibiporã, e Vale do Ivaí em Apucarana. Ao todo, ela administra um orçamento de mais de R$ 600 milhões.
A conservação do pavimento acumula o maior montante desse total para uma mesma função, com mais de R$ 244 milhões para realização rotineira de serviços como fresagem e reperfilagem, microrrevestimento asfáltico, melhorias no sistema de drenagem de águas, e também remendos profundos, remendos superficiais e selagem de trinca, entre outros, voltados para garantir a segurança e conforto dos usuários.
Outros R$ 30 milhões são dedicados para a manutenção de obras de arte especiais (OAEs), nome técnico para pontes, viadutos, passarelas, entre outros. Três contratos deste tipo estão em andamento na SRNorte, contemplando 37 OAEs, com reparos e consertos em estruturas de concreto, substituição de juntas de dilatação, além de melhorias específicas como recomposição de erosão e reforço de contenções, substituição de guarda-corpos, implantação de dispositivos de drenagem, e até alargamentos do tabuleiro no caso de pontes estreitas.
A regional também conta com serviços do Programa de Segurança Viária das Rodovias Estaduais do Paraná (Proseg Paraná), com cerca de R$ 110 milhões, que garantem reforço da sinalização horizontal, sinalização vertical, e instalação de dispositivos de segurança, como defensas metálicas.
OBRAS – A SRNorte administra e fiscaliza duas obras de grande porte atualmente. Em destaque a duplicação da PR-445 entre Mauá da Serra e Lerroville, distrito de Londrina, um investimento de quase R$ 150 milhões para atender o trecho de 27 quilômetros, incluindo um novo viaduto e duas novas pontes.
A outra obra é a interseção em desnível na BR-369 com a Avenida Jockei Club em Londrina, conhecida como Viaduto da PUC, uma vez que a avenida é o acesso principal a esse câmpus da Pontifícia Universidade Católica. São R$ 31 milhões para elevar a pista da rodovia federal e implantar duas rotatórias e vias marginais para disciplinar o tráfego local, que vai passar embaixo do viaduto.
Recentemente foi firmado um acordo de liquidação contratual com a concessionária Caminhos do Paraná S/A, que vai resultar na obra de duplicação da PR-445 entre Irerê e Lerroville, distritos de Londrina, concluindo a duplicação desta rodovia entre Mauá da Serra e Londrina. O projeto da obra vai ser revisado pela concessionária e passar por análise do DER/PR, com previsão de início dos trabalhos no trecho para o ano que vem.
USUÁRIO – Além de conservação e obras, usuários das rodovias da SRNorte também encontram serviços de operação de tráfego rodoviário disponível nas rodovias federais e estaduais do antigo Anel de Integração. Mais especificamente, nas rodovias antigamente da Econorte e que ainda não foram concedidas no novo programa federal de concessões.
São serviços de guincho leve e pesado, inspeção de tráfego, apoio ao usuário, caminhão-pipa para apoiar o Corpo de Bombeiros, veículo para lidar com animais soltos na pista e limpeza emergencial de pista.
Somente neste ano foram 9.218 atendimentos, com 3.724 deles na BR-369, 2.030 na PR-323, 1.679 na PR-090 e 539 na PR-445. As principais demandas dos usuários foram devido à ressolagem de pneu na pista, pane mecânica, sinalização danificada, buracos no pavimento e materiais diversos fora da pista.
FISCALIZAÇÃO – A SRNorte opera atualmente cinco balanças rodoviárias para fiscalização de excesso de cargas, prática que causa danos ao pavimento, compromete a integridade do veículo e facilita a ocorrência de acidentes. Elas são empregadas alternadamente em rodovias estaduais de maior movimento, visando coibir a prática.
Além disso, agentes de trânsito do DER/PR utilizam radares portáteis para fiscalizar pontos críticos de acidentes causados por excesso de velocidade, além de outras irregularidades, como a ultrapassagem proibida.
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