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Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta “Encontro com o Barroco” neste domingo

Repertório é composto por obras de grandes mestres como Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi e Jean-Philippe Rameau. A regência é do maestro convidado Luís Otávio Santos, referência internacional no universo da música antiga e um dos mais respeitados violinistas barrocos da atualidade.

23/10/2024 às 10h30
Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
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Orquestra Sinfonica do Paraná apresenta “Encontro com o Barroco” Foto: Vitor Dias/CCTG
Orquestra Sinfonica do Paraná apresenta “Encontro com o Barroco” Foto: Vitor Dias/CCTG

A Orquestra Sinfônica do Paraná apresenta neste domingo (27), no Auditório Bento Munhoz da Rocha Neto (Guairão), o concerto “Encontro com o Barroco”, com repertório composto por obras de grandes mestres como Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi e Jean-Philippe Rameau. A regência é do maestro convidado Luís Otávio Santos. O concerto começa às 10h30.

Os ingressos para o “Encontro com o Barroco” custam R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada), disponíveis no site DeuBalada.com e na bilheteria do Teatro Guaíra. Vale destacar que 20% dos ingressos serão distribuídos gratuitamente ao público interessado que não possa adquiri-los a preços populares, sujeito à disponibilidade.

“Trago uma linguagem diferente, inspirada em peças bem conhecidas e outras não tão conhecidas. A orquestra de Jean-Philippe Rameau, por exemplo, é tocada habitualmente por músicos barrocos, mas que raramente é executado por músicas de orquestras sinfônicas”, nos conta o maestro convidado, Luís Otávio Santos, que rege a Orquestra Sinfônica do Paraná com repertório barroco pela segunda vez.

 

Segundo o maestro, esse encontro de linguagens promete uma experiência singular para o público. "Os músicos da orquestra sinfônica não se tornarão músicos barrocos de uma hora para outra, mas o resultado final será algo muito diferente do habitual", destacou. O público pode esperar uma interpretação renovada, tanto das obras mais conhecidas quanto das mais inéditas.

REFERÊNCIA - Natural de Minas Gerais, o maestro é uma referência internacional no universo da música antiga e um dos mais respeitados violinistas barrocos da atualidade. Com uma carreira consolidada na Europa, Luís Otávio Santos também é um dos idealizadores do prestigiado “Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga de Juiz de Fora”, reconhecido como patrimônio histórico imaterial pelo IPHAN.

Ele explica que a sonoridade dos instrumentos usados para execução de obras barrocas é outro diferencial deste concerto. A diferença mais visível está nas cordas, feitas de tripa de carneiro em vez de metal, o que exige uma técnica completamente distinta. “O violino é instrumento típico do barroco, mas a técnica antiga de tocar este instrumento se perdeu com o tempo  e sofreu algumas modificações”, explica.

 

“O violino que uso, por exemplo, as corda são de tripa de carneiro, não são de aço, é preciso usar outras técnicas. Então, este concerto será uma oportunidade de trazer algo bem diferente, porque também a orquestra fica sugestionada a tocar de uma outra forma que também não é a habitual”, diz Santos.

SOLISTAS - O concerto contará com a apresentação de quatro solistas, todos membros da Orquestra Sinfônica do Paraná, que executarão obras para duos de violino e de violoncelo compostas por Vivaldi. Os violinistas Moisés Nesi e Caik Rodrigues irão executar o solo do Concerto nº 8 para 2 Violinos em Lá menor de Antonio Vivaldi, e os violoncelistas María José Bellorín e Raphael Leal  serão os solistas da obra  Concerto para 2 violoncelos em Sol menor, o único concerto duplo para violoncelo escrito pelo compositor italiano.

SOBRE O GÊNERO BARROCO - O período barroco, que abrange do século XVII até meados do século XVIII, foi um dos mais revolucionários e influentes na história da música ocidental. Foi nesse período que a música instrumental atingiu sua maturidade, com o surgimento de gêneros como a suíte e o concerto, além da introdução do virtuosismo instrumental e da expansão das orquestras de Câmara.

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