22°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Alunos aprendem sobre elementos da decoração de Natal e sustentabilidade

Grupo de alunos da Escola Municipal Hércoles Bosquirolli esteve na tarde desta sexta-feira no Lago Municipal de Cascavel onde ouviram explicações dos servidores das secretarias de Cultura e Meio Ambiente

04/11/2024 às 15h03
Por: Redação Fonte: Cascavel
Compartilhe:
Fotos: Silvia Soluszynski/Secom
Fotos: Silvia Soluszynski/Secom

Um grupo de alunos da Escola Municipal Hércoles Bosquirolli participou de uma aula diferente na tarde desta sexta-feira (1º). Eles foram até o Lago Municipal, onde conheceram de perto e ouviram explicações sobre os elementos usados na decoração de Natal, que neste ano tem um forte apelo à sustentabilidade.

 

Atentas, as crianças ouviram as explicações sobre o projeto, a questão da sustentabilidade, a escolha dos materiais e o porquê dos elementos decorativos que estão sendo colocados na cidade.

 

A professora Jaqueline Márcia de Wallau Gareze conta que os alunos estavam ansiosos para participar da aula ao ar livre. “Eu achei fantástico. Estava até comentando que deveríamos realizar mais momentos como este, trazendo-os para o ar livre, para observarem as paisagens, as árvores, todo esse meio ambiente. As mães já relataram que eles nem dormiram ontem, de tanta emoção por viverem esse momento aqui no lago, que é um patrimônio nosso”, afirma a professora.

 

O secretário de Cultura, Ricardo Bulgarelli, destaca que a decoração do "Natal dos Pioneiros", que ainda está em processo de montagem, usa o bambu para reforçar o conceito de sustentabilidade. Uma das atrações no Lago Municipal é justamente a capivara de bambu. Também há árvores de Natal e outros elementos natalinos feitos com bambu, o que permite que a decoração seja apreciada durante o dia e à noite. Nos anos anteriores, a apreciação dependia muito da iluminação, o que a tornava atraente apenas à noite. Agora, além da iluminação noturna, a decoração ganha vida também durante o dia.

 

“Nós temos todos os elementos iluminados, e a sustentabilidade é uma tendência mundial, pois usamos bambu de reflorestamento, que embeleza muito e traz vida ao Natal de Cascavel. A capivara, Tia Capi, é o nosso símbolo. Eu me pergunto: se a rena faz sentido na Europa e em partes do Canadá, onde esse animal habita, por que a capivara, que habita toda a América do Sul, com exceção do Chile, e principalmente o Brasil e Cascavel, não poderia estar presente nessa grande decoração natalina de 2024? As nossas crianças estão aprendendo muito sobre a fauna, a flora e sobre o significado do Natal”, afirma o secretário.

 

Programação

Cascavel prepara uma programação especial para celebrar os 73 anos do município. No dia 14, data do aniversário, haverá o tradicional almoço dos pioneiros, e às 17h será servido o bolo com mais de 50 metros, em frente à prefeitura. Às 19h, será aberto oficialmente o Natal dos Pioneiros 2024, com a chegada do Papai Noel e shows da cantora Vicka e da Família Lima.

 

“Será uma grande festa, um marco para nossa cidade. Estamos buscando, em todos os sentidos, o que há de melhor para oferecer à população”, afirma Cyntia Segatelli, gerente de espaços culturais.

 

Neste ano, o tema é o pioneirismo, com foco em valorizar as raízes da cidade.

 

 

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias