20°C 30°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Prazo de rematrículas da rede está aberto; sistema também é usado por escolas municipais

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) abriu nesta segunda-feira (4) o prazo para rematrícula dos alunos que já estudam na rede estadual. O processo é totalmente online. A novidade deste ano é que os alunos das redes municipais também podem fazer matrículas pela internet usando o mesmo sistema.

04/11/2024 às 16h35
Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
Compartilhe:
Foto: Lucas Fermin/SEED
Foto: Lucas Fermin/SEED

A Secretaria da Educação do Paraná (Seed-PR) abriu nesta segunda-feira (4) o prazo para rematrícula dos alunos que já estudam na rede estadual. O processo é totalmente online. A novidade deste ano é que os alunos das redes municipais também podem fazer matrículas pela internet usando o mesmo sistema, já que a pasta abriu o acesso também para os municípios. Até o momento 78 municípios aderiram ao uso do sistema – 19,5% do total de 399 cidades paranaenses.

Na rede estadual, o prazo para rematrículas segue aberto até o dia 12. O processo pode ser realizado pela Área do Aluno. A expectativa da Secretaria é de que aproximadamente 1 milhão de estudantes confirmem suas matrículas para garantir a continuidade dos estudos em uma das 2.091 escolas do Estado. Na rede municipal, quando os pais ou responsável acessam o site e informam a escola e a série da criança, automaticamente já é direcionado para o município de residência.

“A ampliação do uso da Área do Aluno para matrícula e rematrícula representa um avanço significativo na governança educacional do Paraná, pois simplifica o processo e melhora a gestão de vagas”, afirma o secretário da Educação, Roni Miranda. “Garantir a matrícula é assegurar o direito à educação de qualidade para todos os estudantes”.

A medida reforça a parceria do Estado com os municípios na área da educação. O trabalho de apoio da Seed-PR com as redes municipais se dá por meio do programa Educa Juntos, implantado em 2022, pelo qual o Estado oferece suporte aos municípios paranaenses por meio da distribuição de materiais didáticos, ferramentas de monitoramento escolar e avaliações diagnósticas, além de ações de formação continuada aos professores. Isso colaborou com o primeiro lugar do País na categoria Ensino Fundamental - Anos Iniciais no último Ideb.

 

NOVIDADES NA REDE ESTADUAL – Uma das principais novidades para 2025 é a possibilidade de o aluno que conclui o ensino fundamental em 2024 possa optar entre ensino regular e ensino médio concomitante com formação técnica. A rede estadual tem cerca de 300 cursos disponíveis nas escolas técnicas estaduais. Além disso, os pais poderão consultar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) das escolas, facilitando uma escolha mais consciente.

Fernanda Evangelista, chefe do Departamento de Governança de Dados da Seed-PR, explica que os alunos que já estudam na rede têm vaga garantida e podem indicar até três escolas de preferência ao solicitar a rematrícula. “Os responsáveis receberão um e-mail informando se a vaga na escola indicada foi conquistada, proporcionando maior segurança no processo de matrícula”, afirmou.

 

PERÍODO DE MATRÍCULA INICIAL – Após o término do período de rematrículas, o sistema estará aberto para novas matrículas, a partir do dia 13 de novembro, e se estenderá até 29 de novembro. Estima-se que esse processo atenda alunos que irão ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental e na 1ª série do Ensino Médio, além daqueles que estão mudando de escola ou vindo de outros estados ou da rede particular.

Para efetivação da matrícula, serão necessários documentos como RG, CPF, comprovante de residência e histórico escolar. Para os alunos em rematrícula, a documentação obrigatória deverá ser apresentada a partir de 2 de janeiro de 2025. O período letivo de 2025 está previsto para começar em 5 de fevereiro.

A Seed-PR orienta que, em caso de dificuldades, como a falta de acesso à internet, o procedimento pode ser realizado na escola estadual mais próxima. Para mais informações, os pais e responsáveis podem entrar em contato com o Núcleo Regional de Educação por meio dos canais de atendimento disponíveis.

A Secretaria reforça a importância de realizar o processo de matrícula ou rematrícula dentro do prazo estabelecido, garantindo assim a continuidade dos estudos e o acesso a uma educação pública de qualidade para todos os alunos do Paraná.

Confira como fazer a rematrícula e matrícula online AQUI .

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
UEL conclui Vestibular 2025 em novo modelo; resultado será divulgado em janeiro
Vestibular Há 2 dias Em Educação

UEL conclui Vestibular 2025 em novo modelo; resultado será divulgado em janeiro

Nos dois dias de provas, aplicadas na segunda-feira e domingo (dias 17 e 18), 3.365 candidatos não compareceram, o que representou uma abstenção de 20,60%, considerando os 16.338 inscritos no Vestibular 2025.
Inscrições para o vestibular de verão da UEM terminam nesta terça-feira
Vestibular Há 3 dias Em Educação

Inscrições para o vestibular de verão da UEM terminam nesta terça-feira

Concurso oferta 892 vagas de graduação, com ingresso em 2025. Inscrições podem ser feitas pela internet ou no App Vestibular UEM. Prazo para pagamento da taxa vai até quinta-feira (21). Prova ocorrerá em 12 de janeiro de 2025.
Pesquisa aponta que 75% dos paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola
Programa Há 3 dias Em Educação

Pesquisa aponta que 75% dos paranaenses aprovam o programa Parceiro da Escola

Três em cada quatro paranaenses aprovam o Parceiro da Escola. O programa da Secretaria de Estado da Educação tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional.
Vestibular 2025 da UEL reuniu milhares de jovens no domingo; provas seguem nesta segunda
Vestibular Há 3 dias Em Educação

Vestibular 2025 da UEL reuniu milhares de jovens no domingo; provas seguem nesta segunda

Pela primeira vez os candidatos participaram de um novo modelo de Vestibular, em fase única de dois dias, que atende adequações realizadas no Ensino Médio. Após a prova de Conhecimentos Gerais, nesta segunda-feira (18) os candidatos farão a prova de Redação e a prova discursiva de Conhecimentos Específicos.
Lenium - Criar site de notícias