20°C 31°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Invest Paraná e iCities vão promover 1º Fórum Econômico Smart Brasil em Curitiba

O objetivo é aproveitar a realização da Smart City Expo em Curitiba, em março de 2025, para discutir os grandes investimentos necessários para moldar o futuro econômico do Paraná e do País.

06/11/2024 às 09h19
Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
Compartilhe:
Em Barcelona, Invest Paraná e iCities assinam documento para realização do 1º Fórum Econômico Smart Brasil Foto: Divulgação
Em Barcelona, Invest Paraná e iCities assinam documento para realização do 1º Fórum Econômico Smart Brasil Foto: Divulgação

A Invest Paraná, agência de atração de investimentos do Estado, e a Prefeitura de Curitiba assinaram nesta terça-feira (05), em Barcelona, na Espanha, um protocolo de intenções junto ao iCities para realização do 1º Fórum Econômico Smart Brasil. O objetivo é aproveitar a realização da Smart City Expo em Curitiba, em março de 2025, para discutir os grandes investimentos necessários para moldar o futuro econômico do Paraná e do País.

A assinatura ocorreu durante a Smart City Expo World Congress, maior evento de cidades inteligentes do mundo, promovido pela Fira de Barcelona, e que acontece de 5 a 7 de novembro. O diretor-presidente da Invest Paraná, Eduardo Bekin, o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, e o CEO da iCities, Beto Marcelino, assinaram o documento.

Segundo Bekin, será o primeiro fórum de economia e atração de investimento para cidades inteligentes. “Quando falamos em atração de investimento, em busca de mais empresas para o Paraná e aproveitando o Smart City, nós estamos atraindo muito mais gente para desenvolver o Estado, trocando parcerias, ideias de como atrair mais investimentos”, afirmou. “É muito mais fácil nós falarmos com as empresas, os empreendedores, sendo cidades mais inteligentes”.

A ideia de criação de um fórum econômico surgiu em 2023, durante os encontros das Invests (ou estruturas similares) dos estados integrantes do Consórcio de Integração Sul e Sudeste (Cosud). Além do Paraná, integram o grupo Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. O evento será uma extensão do Smart City e contará com o apoio da Fira de Barcelona.

 

“A gente está unindo o bom momento, o espaço que está sendo discutido, o futuro das cidades, de como elas vão se tornar mais inteligentes e criando esse fórum econômico para atração de investimento com o apoio de todas as Invests, da Prefeitura de Curitiba e do Governo do Paraná”, ressaltou Bekin.

Entre os principais temas que devem ser abordados na programação do fórum estão a segurança e cooperação em um mundo fragmentado, a criação de empregos verdes e crescimento sustentável, a inteligência artificial (IA) como motor da economia e estratégias para o clima, natureza e energia.

 

SMART CITY – Com cinco edições, o Smart City Expo Curitiba foi considerado em 2024 o maior evento de Smart Cities da América Latina e o segundo maior do mundo, de acordo com a organização. A feira reúne especialistas de todas as áreas para compartilhar ideias e soluções sobre como criar um futuro melhor e mais sustentável para as cidades e seus cidadãos. Em 2023, a capital do Paraná foi eleita a Cidade Mais Inteligente do Mundo no World Smart City Awards, na categoria “Cidades”.

Em menos de um ano, Curitiba recebeu sete prêmios internacionais, o último entregue nesta segunda (04) pelo Intelligent Community Forum (ICF – Fórum de Comunidades Inteligentes), com o título de Comunidade Mais Inteligente do Mundo 2024.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias