19°C 24°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Fórum apresenta os resultados do Programa Mais Ideb

Convênio entre Itaipu e Conselho dos Lindeiros contempla quase 35 mil alunos e 1.385 mil professores

06/11/2024 às 15h29
Por: Redação Fonte: Assessoria/Itaipu Binacional
Compartilhe:
Fotos: João Vanderlei/Conselho dos Lindeiros
Fotos: João Vanderlei/Conselho dos Lindeiros

Cerca de 700 profissionais da educação participaram nesta terça-feira (5), em Santa Helena (PR), do 1º Fórum do Programa Mais Ideb nos Municípios Lindeiros. No evento, foram apresentados os resultados do primeiro ano do convênio celebrado entre a Itaipu Binacional e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros ao Lago de Itaipu, que tem como objetivo melhorar a educação básica na rede pública dos 16 municípios lindeiros.

 

 

Com investimento de mais de R$ 24 milhões por parte da Itaipu, o convênio se estende até o final deste ano e deve ser renovado para mais um ano. As ações incluem apoio pedagógico e formação para os profissionais da educação, alinhadas ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 4 - Educação de Qualidade. 

 

 

O Programa Mais Ideb abrange todos os estudantes do 1º ao 5º ano das escolas municipais, beneficiando cerca de 34.926 alunos e 1.385 professores. Os materiais de apoio incluem apostilas de Língua Portuguesa e Matemática da coleção “Aprova Brasil” e diversas obras literárias da coleção “Território da Leitura”, da Editora Moderna.

 

 

Qualidade na educação

O superintendente de Gestão Ambiental da Itaipu, Wilson João Zonin, destacou positivamente o Programa Mais Ideb. “A gestão atual da Itaipu está investindo muito mais do que em outros tempos aqui na região lindeira, melhorando a qualidade da educação e mostrando o caminho de uma educação para o desenvolvimento sustentável”, afirmou. 

 

 

O prefeito de Santa Helena e presidente do Conselho dos Municípios Lindeiros, Evandro Grade (Zado), também enfatizou o impacto positivo da iniciativa. “Esse projeto tem o objetivo não somente de aumentar o índice, mas, principalmente, melhorar o ensino e a aprendizagem das crianças em sala de aula”, ressaltou. Para Zado, a parceria entre os municípios e a Itaipu é essencial para promover uma educação de qualidade e igualitária, que beneficie as crianças da região.

 

 

A secretária de Educação e Cultura de Santa Helena e coordenadora da Rede Mais Ideb, Ana Paula da Silva, ressaltou que o encontro foi uma oportunidade para avaliar o impacto do programa até agora. “O objetivo é cumprir a meta do programa, reunir os professores, fazer um momento de formação, ver os avanços e os pontos que também precisam ser melhorados”, afirmou. 

 

 

Além da solenidade com a participação das autoridades e a apresentação dos resultados do programa pela Editora Moderna, o fórum teve uma palestra com o professor Dr. Albino Szesz Júnior sobre o tema “Impulsionando inovação e eficiência - o poder transformador da tecnologia e da educação”. Albino trouxe informações sobre os avanços da inteligência artificial e algumas dicas de como usar esta ferramenta para aprimorar o ensino, através de uma implementação consciente, tendo a tecnologia como aliada.

 

 

Continuidade

 

 

Há uma grande vontade das escolas e secretarias de educação dos municípios pela continuidade do programa com a intenção de potencializar os resultados na próxima avaliação do Ideb, prevista para 2025. A conveniada está trabalhando em uma nova proposta de convênio para apresentar à Itaipu e dar continuidade ao trabalho no ano que vem.

 

 

Ideb

 

 

O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 e reúne, em um só indicador, os resultados de dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar e as médias de desempenho nas avaliações. O Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e das médias de desempenho no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Ganhando o Mundo: Fundação Araucária firma acordo com Universidade de Compiègne
Educação Há 6 horas Em Educação

Ganhando o Mundo: Fundação Araucária firma acordo com Universidade de Compiègne

Acordo se dá por meio do Programa Ganhando o Mundo da Ciência. Objetivo é proporcionar o intercâmbio de estudantes paranaenses de graduação para a realização de estágios de pesquisa e fortalecer as colaborações acadêmicas de alunos da pós-graduação.
Unioeste comemora 30 anos com cerca de 50 mil alunos formados no Paraná
Unioeste Há 7 horas Em Educação

Unioeste comemora 30 anos com cerca de 50 mil alunos formados no Paraná

A história da Unioeste em Cascavel começou no final dos anos 1960, com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cascavel, e ela virou universidade em 1994. Nesse período mais de 50 mil profissionais foram formados nas salas da instituição.
Nova matrícula online para escolas estaduais e municipais tem 877 mil acessos em 20 dias
Matrículas Há 4 dias Em Educação

Nova matrícula online para escolas estaduais e municipais tem 877 mil acessos em 20 dias

Solução digital desenvolvida pela Celepar em parceria com a Secretaria de Estado da Educação agora pode ser usada também por alunos da rede municipal. O sistema é gratuito, fácil de utilizar e dá mais praticidade para os pais, que podem acessar de onde estiverem.
Consultas do Parceiro da Escola serão realizadas nos dias 6, 7 e 9 de dezembro em 177 colégios
Educação Há 4 dias Em Educação

Consultas do Parceiro da Escola serão realizadas nos dias 6, 7 e 9 de dezembro em 177 colégios

Participam da votação 177 unidades da rede estadual de ensino de 98 cidades, selecionadas após a sanção da lei. O horário ampliado visa garantir a participação da comunidade escolar nas decisões que envolvem o futuro da gestão administrativa e educacional nas instituições de ensino elegíveis
Lenium - Criar site de notícias