O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família (Sedef), em parceria com o Conselho Estadual de Assistência Social do Paraná (Ceas/PR), aprovou nesta sexta-feira (08) uma nova deliberação que direciona investimentos de R$ 5,94 milhões para melhorar as condições de trabalho e infraestrutura dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) no Estado.
Os recursos serão destinados para aquisição de equipamentos e mobiliário ergonômico, ou utensílios, que ofereçam mais dignidade e conforto aos trabalhadores dos CRAS e Creas. Cada unidade receberá até R$ 30 mil, destinados exclusivamente para a compra de itens como computadores, impressoras e telefones.
Para o secretário do Desenvolvimento Social e Família, Rogério Carboni, um ambiente agradável influencia diretamente no desenvolvimento das atividades dos centros. “O Paraná subiu dois pontos no ranking que avaliam os CRAS, e aqui no Sul somos o Estado na melhor colocação. Tudo isso, graças ao empenho de cada servidor, e queremos valorizá-los ainda mais e oferecer melhores condições de trabalho”, destacou.
A deliberação 88/2024 foi aprovada durante a reunião descentralizada do CEAS/PR, em Pato Branco, e contou com a presença dos conselheiros da sociedade civil organizada, governamentais e com representantes dos Conselhos Municipais de Assistência Social dos 42 municípios do Sudoeste.
Segundo a vice-presidente do Ceas, Renata Mareziuzek dos Santos, estes recursos buscam atender às demandas dos CRAS e Creas, responsáveis por oferecer suporte às famílias em situação de vulnerabilidade. “Estamos demonstrando a valorização das pessoas que estão na ponta, que conhecem as necessidades da população e que buscam, da melhor maneira possível, atender a todas as demandas que recebem”, afirmou.
O repasse será feito na modalidade fundo a fundo, e para receber os recursos os municípios devem atender a critérios como ter o Atestado de Regularidade do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e plano de assistência vigente. O repasse será automático e deve ser utilizado até o final de 2025, com possibilidade de ajustes nos valores conforme a disponibilidade orçamentária.
Ao todo, 127 unidades de CRAS e 72 de Creas de diversos municípios do Paraná serão beneficiadas.
RANKING IDCRAS – O Paraná subiu duas posições no ranking do Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) em 2023, figurando em 5º lugar entre os estados. A colocação é resultante de dados oficiais publicados anualmente pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome e refere-se à eficiência dos serviços prestados pelos CRAS, sua estrutura física e a quantidade de profissionais.
Na régua de avaliação, de 1 a 5, o Paraná alcançou a nota de 3,65, liderando nas regiões Sul e Sudeste. O Estado está entre os primeiros junto com Ceará, na primeira posição, Rio Grande do Norte, Piauí e Mato Grosso, na sequência.
É o melhor resultado do Estado desde 2019. De modo inédito, a melhora do Índice de Desenvolvimento dos Centros de Referência de Assistência Social (IDCRAS) é uma das metas do Plano Plurianual do Paraná, ratificando o compromisso com a qualidade dos serviços prestados.
Mín. 22° Máx. 30°