O Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (PTI-BR), anunciou, na noite desta última terça-feira (25), durante a programação do 1º Encontro de Integração de Mulheres Latino-Americanas, em Foz do Iguaçu, a realização de uma série de ações e iniciativas que vão promover a equidade de gênero, juntamente com o Governo Federal, por meio do Ministério das Mulheres.
De forma inédita, a instituição formalizou a implementação de ações em prol da aplicação da Lei nº 14.611, de 3 de julho de 2023, que busca assegurar a igualdade salarial entre homens e mulheres que desempenharem a mesma função.
Com a iniciativa, o PTI-BR se compromete a realizar o diagnóstico quanto à adequação do Plano de Cargos e Salários conforme disposto na Lei, a analisar a existência de distorções no quadro de empregados e planejar ações para correção, além de promover ações com as empresas inseridas no seu ecossistema.
A assinatura do protocolo de intenções foi realizada pela diretora administrativo-financeira do PTI-BR, Clerione Herther e pela ministra da Mulheres, Cida Gonçalves, juntamente com o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços públicos, Esther Dweck.
Responsabilidade social
De acordo com a diretora administrativo-financeira do PTI-BR, Clerione Herther, e também a primeira mulher a assumir um cargo de diretoria da instituição em seus quase 20 anos, o Parque Tecnológico lançou em 2019 o seu Plano de Cargos e Salários, que valoriza as atuações de cada colaborador, independente do gênero, avançando na redução da desigualdade salarial entre homens e mulheres e neste momento dá um passo a mais para alcançar a equidade.
“Agora, com a Lei de Igualdade Salarial em vigor, é momento de nos comprometermos em dar fim a essas diferenças que ainda existiam porque acreditamos no papel do PTI-BR como agente transformador. Nascemos para gerar riqueza e bem-estar à sociedade e nos orgulhamos do compromisso com a responsabilidade social e iniciativas sustentáveis que impactam a todos”, destacou a diretora.
Sobre as ações, Clerione afirmou que será realizado um diagnóstico institucional para identificar os desafios a serem enfrentados. “Assumimos também o compromisso como promotores em todo nosso ecossistema. Preparem-se para participar conosco de muitas ações de sensibilização, conscientização e debatas relacionados sobre o tema”, explicou. “PTI-BR, Itaipu Binacional, instituições públicas, privadas, startups e sociedade, essa transformação se faz juntos”, completou Clerione.
45% das mulheres no PTI-BR
Durante o evento, o PTI-BR também apresentou dados relevantes relacionados à atuação das mulheres na instituição e no mercado de trabalho. Atualmente, 237 mulheres trabalham no Parque Tecnológico, representando 45% de todos os colaboradores. Enquanto no Brasil, a participação das mulheres no mercado de trabalho é 20% inferior à dos homens, apesar de elas serem a maioria da população. Nas vagas de liderança, 54% de mulheres ocupam esse tipo de vaga no PTI-BR. Já no Brasil elas representam apenas 38%. Quando se fala na área de engenharia, no Parque Tecnológico elas representam 26% dos cargos. Quando comparado a nível de Brasil esse número é de apenas 19%, ou seja, 81% deles são ocupados por homens. Ainda, segundo os dados da ONU, no ritmo atual estima-se que levará 257 anos para que a igualdade salarial entre homens e mulheres seja alcançada.
Mulheres Empreendedoras
Reforçando comprometimento da instituição em promover o incentivo a equidade de gênero, o PTI-BR também anunciou a criação de um edital para o fortalecimento do empreendedorismo no Brasil, o Hangar Mulheres. O objetivo é realizar a capacitação de até 80 ideias de mulheres em temáticas variadas e a posterior seleção de cinco para a Incubadora Santos Dumont.
Ao todo, vão ser investidos R$ 150 mil, com aporte de 30 mil para desenvolvimento de cada solução. O edital, que tem previsão para ser lançado no mês de setembro, oportunizará mentorias técnicas e de negócios, incubação e formalização de contrato com as cinco startups selecionadas, conexão com mercado e acesso a infraestrutura do PTI-BR.
O protocolo de intenções do edital foi assinado pelo diretor superintendente do PTI-BR, Professor Irineu Colombo, pelo diretor de Negócios e Inovação do PTI-BR, Eduardo de Miranda, pela ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Enio Verri e a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços públicos, Esther Dweck.
Sobre o evento
Promovido pela Itaipu Binacional, o 1º Encontro de Integração de Mulheres Latino-Americanas reuniu cerca de 1.400 pessoas no Rafain Expo Center, em Foz do Iguaçu (PR). O evento ocorreu no Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha.
Os enfoques abordados foram o combate ao machismo, à misoginia e ao racismo e, sobretudo, a necessidade de integração entre mulheres de diferentes raças, origem e condição social, numa perspectiva interseccional.
Presenças
Além da participação das ministras da Mulher, Cida Gonçalves, e da Gestão e Inovação, Esther Dweck, marcaram presença no evento que reafirmou o compromisso da Itaipu Binacional com a defesa dos direitos das mulheres, a primeira-dama, Janja Lula da Silva, a presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, entre outras lideranças femininas nacionais e internacionais.
Mín. 22° Máx. 30°