20°C 31°C
Marechal Cândido Rondon, PR
Publicidade

Marcopolo investe na fabricação de ônibus elétricos no Brasil

Modelo Attivi Integral faz parte do movimento da empresa brasileira para acelerar a descarbonização do transporte

11/11/2024 às 16h03
Por: Redação Fonte: Correio Brasiliense
Compartilhe:
Matéria escrita por Gabriella Collodetti, jornalista do CB Brands, estúdio de conteúdo do Correio Braziliense
Matéria escrita por Gabriella Collodetti, jornalista do CB Brands, estúdio de conteúdo do Correio Braziliense

Com 75 anos de história, a Marcopolo é referência mundial no desenvolvimento de soluções de mobilidade. A empresa brasileira, com o passar das décadas, tem buscado inovar no que diz respeito aos produtos oferecidos no mercado, levando em consideração aspectos como qualidade, segurança e sustentabilidade.

A partir dessas premissas, a marca fortaleceu o seu comprometimento com a descarbonização dos sistemas de transportes de passageiros. Foi nesse contexto que surgiu o Attivi, veículo elétrico disponibilizado na versão integral, com chassi e carroceria da própria Marcopolo; e também feito em parceria com as principais montadoras do mundo. No primeiro semestre deste ano, foram entregues oito modelos para o mercado.

Totalmente produzido no Brasil, a versão integral consolida o desenvolvimento de uma solução nacional completa de mobilidade urbana sustentável, com configurações diferenciadas e adaptáveis, capazes de atender às condições de operação e durabilidade exigidas pelas operadoras brasileiras.

 

""Para nós é motivo de orgulho sermos responsáveis pelo desenvolvimento de um veículo eletrificado 100% brasileiro, que conta com a expertise da engenharia automotiva do país e alia a confiabilidade e segurança, que o mercado já tem na Marcopolo, aos mais modernos recursos tecnológicos”."Ricardo Portolan, diretor de Operações Comerciais Mercado Interno e Marketing.

 

Na prática, os ônibus contam com itens fabricados por empresas nacionais, inclusive de baterias e componentes eletroeletrônicos. Além disso, possuem um conceito inovador, segundo Portolan, para o transporte coletivo urbano. “Isso envolve o projeto dos chassis, powertrain (motorização) elétrico e de todo o sistema de eletrificação e recarga, inclusive do software de gestão e gerenciamento de todas as funcionalidades”, explica.

Ele destaca, ainda, que a Marcopolo vem desenvolvendo novas tecnologias para oferecer ao mercado produtos e soluções sustentáveis de mobilidade. "Isso vai além da produção de carrocerias: abrange novas tecnologias, sistemas de mobilidade e novos modais. A empresa participa, há alguns anos, dos mais importantes projetos para produção de ônibus que utilizam combustíveis renováveis, como o gás natural, Hidrogênio e até Fuel Cell", conta.

Segundo Portolan, a companhia já desenvolveu cerca de 700 ônibus elétricos e híbridos, com chassis de parceiros, que estão em circulação em diversos países, como Colômbia, Chile, Argentina e Austrália, além do Brasil. Desde a sua fundação, a Marcopolo já produziu cerca de 500 mil veículos.

No que diz respeito aos ônibus elétricos, a Marcopolo possui capacidade para produzir cerca de mil veículos por ano em suas fábricas. No final de 2023, a empresa anunciou, inclusive, o investimento de R$ 50 milhões para criar um centro de desenvolvimento e produção de elétricos em São Mateus, no Espírito Santo.

 

(foto: Divulgação/Marcopolo)

 

Preservação ambiental

Portolan avalia que eletrificar e priorizar o transporte público permitirá às cidades brasileiras a redução da emissão de gases de efeito estufa, atingindo mais pessoas e integrando-as em uma nova economia. O executivo defende que, no caso da eletrificação da frota de ônibus, haverá um aumento da eficiência e da qualidade de vida da população, pois o ar ficará mais limpo, sem grandes emissões de poluentes.

“O padrão de conforto, segurança e comodidade dos ônibus elétricos vão incentivar a migração de parte dos usuários que hoje preferem utilizar o carro ou um transporte individual para o ônibus, reduzindo congestionamentos e o tempo gasto nos deslocamentos. O ônibus elétrico também contribui para a redução de ruídos, tornando melhor a experiência do passageiro”, diz.

Na visão do executivo, o setor de transporte, sobretudo o transporte de passageiros, tem papel fundamental na sustentabilidade e na preservação ambiental, com foco na descarbonização. Por essa razão, Portolan acredita que a indústria automotiva brasileira está passando por uma profunda transformação, com o desenvolvimento de veículos cada vez mais eficientes e sustentáveis.

“A eletrificação está em crescente no Brasil. As cidades estão se organizando para a implantação de uma frota significativa de ônibus elétricos e um longo caminho precisa ser percorrido para que o ônibus elétrico seja viável em muitos municípios. A indústria precisa trabalhar em harmonia com as entidades para a definição de parâmetros regulatórios para essa nova realidade, além de estar preparada para atender a futura demanda e necessidades das cidades e das operadoras de transporte coletivo”, comenta.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
Lenium - Criar site de notícias