A série documental “Itaipu Binacional: 50 anos de História”, produzida pela Comunicação Social para comemorar o cinquentenário da empresa, é um dos destaques de cinema do Espaço Cria G20, no Píer Mauá, no Rio de Janeiro, em programação que antecede a Cúpula de Líderes do G20.
As projeções começaram nesta quinta-feira (14) com a apresentação de dois episódios: “Arca de Noé” (episódio 4), às 10h20, sobre os esforços de conservação, a operação de resgate de animais (Mymba Kuera) e as ações ambientais da Itaipu; e “Um passo para o futuro” (episódio 6), às 17h30, que detalha os investimentos da Binacional em educação, incluindo a criação do Itaipu Parquetec e da Universidade Federal da Integração Latino-America (Unila).
Os mesmos episódios serão exibidos nesta sexta-feira (15), feriado da Proclamação da República, mas com os horários invertidos: episódio 6 às 10h20; e o episódio 4 começando um pouco mais cedo, às 14h30.
No sábado, último dia de programação do Espaço Cria, o episódio 4 volta a ser apresentado na sala de cinema, às 12h30. Às 16h30 será apresentado o episódio 8, “Uma usina de emoções”, sobre os impactos da Itaipu no turismo de Foz do Iguaçu e região e os atrativos turísticos da própria usina.
Além das exibições de cinema, o espaço Cria G20 oferece ao público uma ampla programação sobre temas prioritários para a liderança do Brasil no G20, como o combate à fome, uma nova governança global e a emergência climática. No local estarão reunidos criadores digitais, ativistas sociais e comunicadores do Brasil e do mundo.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14 mil MW de potência instalada, a Itaipu é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 3 bilhões de MWh. Em 2023, foi responsável por cerca de 10% do suprimento de eletricidade do Brasil e 88% do Paraguai.
Mín. 20° Máx. 31°