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Duplicação em concreto entre Matinhos e Pontal do Paraná atrai 12 empresas interessadas

Melhor classificada fez proposta de R$ 213,8 milhões para executar a obra na PR-412. DER/PR vai analisar valores e documentos de habilitação. Trecho atendido tem 14,28 quilômetros.

Por: Redação Fonte: Agência Estadual de Notícias do Paraná
18/11/2024 às 14h35
Duplicação em concreto entre Matinhos e Pontal do Paraná atrai 12 empresas interessadas
Duplicação em concreto entre Matinhos e Pontal do Paraná atrai 12 empresas interessadas Foto: DER-PR

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia da Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL), realizou nesta segunda-feira (18) a sessão de disputa da licitação para duplicar com pistas de concreto a PR-412 entre Matinhos e Pontal do Paraná, no Litoral.

Ao todo foram 12 empresas inscritas na sessão, com a melhor classificada a AM2 Brasil Engenharia Ltda., com a proposta de R$ 213.830.624,56. Agora ela tem até o final da tarde de terça-feira (19) para encaminhar os documentos exigidos em edital e as planilhas de preço atualizadas, que serão analisadas por comissão de contratação do DER/PR.

Na sequência será publicado o resultado desta análise, com declaração de vencedor e abertura de prazo para recursos, ou convocando a segunda classificada para envio de documentação e proposta de preços.

DUPLICAÇÃO – A obra vai atender um trecho de 14,28 quilômetros, iniciando próximo à ponte sobre o Canal de Matinhos e seguindo até o entroncamento com a PR-407, na localidade de Praia de Leste. Está prevista uma pista central em pavimento rígido de concreto, vias marginais em pavimento asfáltico, novas pontes sobre o Canal de Matinhos e sobre o Rio Balneário, e um viaduto no entroncamento da rodovia com a Avenida Curitiba.

A pista atual terá sua plataforma alargada para ambos os lados, e o pavimento existente será demolido, dando lugar ao pavimento rígido de concreto, com placas de 21 centímetros de espessura. Uma barreira de concreto vai separar as pistas duplicadas, enquanto canteiros vão separar o eixo central das marginais, exceto por agulhas de entrada e saída.

As vias marginais terão sentido único, com estacionamentos, uma calçada para pedestres e ciclovia bidirecional cada uma. Sob estas deverá ser posicionada a rede de drenagem de águas da rodovia, buscando evitar o remanejamento de interferências, como redes subterrâneas e postes.

A iluminação será instalada na pista central, nas vias marginais, no viaduto e próximos às pontes, nos passeios e ciclovias, entre outros locais. O prazo de execução da obra será de 1.080 dias corridos.

 

GUARATUBA – O DER/PR também está licitando a duplicação da PR-412 no trecho entre Guaratuba e a divisa com Santa Catarina, acesso para Garuva. A abertura das propostas está marcada para 24 de janeiro, no portal de compras do governo federal, o Compras.gov.

Esta obra prevê uma nova pista em pavimento asfáltico paralela à existente, que será restaurada e alargada. O trecho tem extensão de 12,81 quilômetros.

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